O PEMUC visa ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola, por meio da oferta de oficinas culturais, esportivas e pedagógicas
A Secretaria Municipal da Educação deu início, nesta segunda-feira (19 de maio), ao Encontro de Formação Continuada e Permanente com os professores que atuarão no Programa Escola em Movimento – Oficinas de Contraturno (PEMUC). Durante o encontro, realizado no auditório da Secretaria da Educação, os educadores realizaram dinâmicas de apresentação e receberam instruções sobre o planejamento e execução das atividades pedagógicas.
O PEMUC visa ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola, por meio da oferta de oficinas culturais, esportivas e pedagógicas. Seu objetivo é proporcionar aos estudantes do Ensino Fundamental um ambiente enriquecedor, inclusivo e acolhedor, por meio de uma educação dinâmica e relevante.
Oficinas culturais, esportivas e pedagógicas
Esportivas – Voleibol, Futsal e Capoeira;
Culturais – Dança (street dance, ballet e CTG), Teatro, Artesanato, Banda, Coral, Musicalização e Desenho/Pintura;
Pedagógicas – Língua Inglesa, Letramento e Oratória, Matemática Divertida, Jogos de Lógica e Tabuleiro, Clube do Livro e Cinema.
Cada Unidade de Ensino ofertará quatro oficinas, com a realização das atividades pedagógicas duas vezes por semana. Os estudantes serão divididos em grupos de 20 a 25 participantes, conforme critérios das direções. Cada grupo participará de duas oficinas ao longo de cada período de atividades. Por meio do Programa Pratinho Firmeza, os estudantes receberão ainda alimentação completa, conforme a oferta de cada Unidade de Ensino.
Para o secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, o PEMUC é mais uma ação pensada para qualificar o ensino no Sistema Municipal de Educação. “Com o Escola em Movimento, todas as 118 Unidades de Educação terão sua jornada ampliada. É algo com o potencial de mudar a vida de nossas crianças e estudantes. Mais um passo consolidado no sentido de qualificar cada vez mais o nosso Sistema Municipal de Educação”, enfatiza o secretário Cristian.
A diretora do Departamento de Projetos, Estudos e Pesquisas da SMEL, Schayla Pisseti, demonstra confiança e entusiasmo no sucesso do PEMUC. “Esta semana toda é dedicada às formações. Estamos separando os materiais que serão utilizados nas oficinas para que os professores tenham as condições de trabalho necessárias. Nas formações especificas será trabalhado como utilizar os materiais, dando sugestões, ideias. Estamos muito contentes e confiantes”, declara Schayla.
De acordo com Maitê Souza, professora formadora do Programa, as oficinas atendem as necessidades das comunidades em que serão realizadas. “As oficinas foram escolhidas pelas unidades, diretores e comunidade escolar. Foram pensadas para as crianças que estão nas comunidades. Iremos oferecer atividades além do ensino regular, com o propósito de desenvolver as competências e habilidades de nossas crianças e estudantes plenamente”, ressalta Maitê.
Para Joceli de Fátima Silva Vieira, que ministrará a Oficina de Teatro, nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Bom Jesus, no bairro Bom Jesus, e Nicanor Rodrigues Goulart, no bairro Habitação, a expectativa pelo começo das atividades é grande. “Estou contente por ser pioneira junto com esse Programa que está sendo implementado. O foco é trabalhar a autoestima dessas crianças, ajudar a descobrirem através do teatro possíveis profissões no futuro, através de todos os jogos teatrais”, ressalta Joceli.
O encontro prossegue nesta quarta-feira (21 de maio) e sexta-feira (23 de maio), com a formação por temática de oficina e os ajustes finais para o começo das atividades. Participam do Encontro de Formação 45 professores, contratados por meio de Processo Seletivo. As atividades pedagógicas do Programa Escola em Movimento – Oficinas de Contraturno (PEMUC) iniciam na próxima segunda-feira (26 de maio), em todas as 32 Emebs do Sistema Municipal de Educação.
Texto: Glaucir Borges
Fotos: Iago Matias