Participaram do curso 90 profissionais da área da saúde, provenientes de diversas regiões do estado
A Secretaria Municipal de Saúde de Lages, por meio do Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) Viva Melhor, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoveu o curso de Auriculoterapia para profissionais da saúde de Lages e Região. O curso aconteceu na última sexta-feira (25 de abril), na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).
O curso, teve como objetivo capacitar profissionais de nível superior da Atenção Básica por meio da auriculoterapia, que é utilizada para aliviar dores, regular problemas emocionais e tratar vícios, entre outros benefícios.
O que é a auriculoterapia
É uma técnica de estimulação de pontos específicos da orelha (geralmente por meio do uso de sementes vegetais esféricas aderidas à pele). Ela é associada à medicina tradicional chinesa, mas nas últimas décadas também se acumularam conhecimentos científicos sobre a conexão dessa estimulação com outros locais e funções do organismo.
Como acessar a auriculoterapia no Sistema Único de Saúde (SUS)
- Consulte a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência;
- A equipe da Unidade Básica de Saúde, realizará uma avaliação clínica e, se necessário, emitirá encaminhamento para o serviço de auriculoterapia;
- O encaminhamento dará acesso ao atendimento, que pode ser oferecido em unidades de saúde específicas ou por profissionais capacitados dentro da rede SUS.
Vale lembrar que, em Lages, a auriculoterapia já é realizada em algumas Unidades de Saúde que possuem profissionais habilitados e no ambulatório de práticas integrativas e complementares (PICs).
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Divulgação/Secretaria da Saúde