Semana Nacional de Museus: ADEVIPS e Apae Lages participam de arte inclusiva e da história da região serrana

Por Luiz Del Moura

O tema de 2023 é “Museus, sustentabilidade e bem-estar

A 21ª Semana Nacional de Museus é uma atividade que ocorre anualmente em museus de todo o Brasil. Em 2023, o Museu Histórico Municipal Thiago de Castro (MHTC) participa com uma programação que contempla o tema anual denominado “Museus, sustentabilidade e bem-estar” contando com uma programação que se estende até a próxima quinta-feira (25 de maio).

Além dos eventos base da Semana de Museus no MHTC, o hall do museu apresenta a exposição “TACTO Esthesia – Patrimônio e Paisagem Cultural”, por Carlos Wolff, que fica no MHTC até o dia 16 de junho. Trata-se de uma exposição de fotografias impressas a partir da tecnologia de impressão 3D, também chamada de estereolitografia. A mostra apresenta um espaço preparado com sinalização para deficientes visuais e também viseiras para proporcionar uma experiência sem a interação visual com os demais visitantes.

Na manhã desta terça-feira (23 de maio) a equipe do MHTC recebeu a visita de grupos de alunos e alunas da ADEVIPS (Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Catarinense), e nos períodos matutino e vespertino, de alunos e alunas da Apae Lages. Além da recepção dos integrantes do museu, o artista Carlos Wolff fez explanações aos visitantes da sua exposição.

Emoções pela música e pelo tato

As visitas guiadas pelo Museu Thiago de Castro são bem conhecidas pela animação e som do acordeom de um dos seus servidores, o músico Paulo Guasselli. Durante as visitas de escolares e grandes grupos na Semana de Museus, Guasselli tem a companhia de Gabriel Varela Matos (filho de Carlos Wolff) e seu violino. Uma das peças apresentadas ao grupo da manhã da Apae foi a música “Hallelujah”, de Leonard Cohen, que foi entoada pelo coral de improviso da turma visitante.

Rita Wolff, carinhosamente conhecida por Ritinha pelos amigos e integrantes da ADEVIPS, avaliou a obra de Carlos como emocionante. Pelas suas mãos, as impressões em 3D das obras do artista apresentaram não só para Rita, mas também para seus colegas deficientes visuais, a Catedral Diocesana, as paisagens serranas e outros símbolos tão conhecidos a quem pode enxergar, mas que igualmente sentem em seus corações a importância da identidade do lugar onde vivem.

Veja a programação da Semana de Museus no MHTC:

De 16 de maio a 16 de junho – Exposição “TACTO Esthesia – Patrimônio e Paisagem Cultural”, por Carlos Wolff;

Dia 24, quarta-feira, 15h – Roda de causos, canto e poesia com Bruno Antunes, Tio Roni, Salete Benthien e convidados;

Dia 25, quinta-feira, 14h – Visita equipe do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial).

 

Texto: Fabrício Furtado

Fotos: Fabrício Furtado e Victor Colombo.

Leia também

Deixe um comentário

dois × três =