O objetivo principal é delinear e conceber ações de aprendizagem para o ano letivo de 2024
Intitulada como avaliação interna, esta atividade está atualmente em andamento no Sistema Público Municipal de Educação de Lages, iniciada nesta terça-feira (21 de novembro). A avaliação interna do Sistema Municipal de Educação está em sua 1ª edição, e deverá ser realizada ao final de cada ano letivo.
A integralidade das unidades de ensino que possuem turmas de ensino fundamental estão submetidas à avaliação. Portanto, todas as turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Acredita-se que serão necessários de dez a 15 dias letivos como duração para se aplicar a avaliação por completo.
As avaliações praticadas nas unidades de ensino do Sistema Municipal de Educação de Lages contam com o enfoque de planejar ações no vislumbre de ampliar os processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Desta forma, a avaliação interna do Sistema Municipal de Educação tem como objetivo principal delinear e conceber ações de aprendizagem para o ano letivo de 2024.
Todas as avaliações têm como primeiro critério o letramento, ou seja, o caráter interpretativo em todas as questões. Em seguida, mesmo denominadas como avaliação interna de língua portuguesa e avaliação interna de matemática, prima-se pelo caráter interdisciplinar, por ser um exercício que o Sistema Municipal de Educação vem realizando em suas práticas pedagógicas, para que haja a superação de componentes curriculares isolados e descontextualizados.
A Secretaria Municipal da Educação, por intermédio do setor de Ensino, providenciou a elaboração e organização de todas as avaliações. Professoras e professoras do Núcleo de Educação Permanente do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação desenvolveram todo o processo para a avaliação, e desempenham, também, o papel de avaliadoras e avaliadores. Posteriormente, estarão na ação de correção e compilação dos dados da avaliação interna. “Aperfeiçoar os processos de ensino e de aprendizagem é a maior motivação de todas as professoras, e professores do Sistema Municipal de Educação de Lages”, evidencia a coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria da Educação, Lúcia Helena Matteucci, ao se referir aos fundamentos da tarefa.
Efeitos para o futuro
Cada vez que os sistemas educacionais se propõem a efetuar testes de sondagem, ou seja, procedimentos reveladores de como está a realidade de cada estudante matriculada ou matriculado, os resultados servem para traçar novas metas com a finalidade de se alcançar maiores aprendizagens e fortalecer as já existentes com obtenção de êxito.
Escola Professor Osni de Medeiros Régis foi a primeira
A primeira unidade de ensino a produzir a avaliação foi a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Osni de Medeiros Régis (localizada no bairro Tributo) na terça-feira (21 de novembro).
Não há como precisar a data do término desta atividade nas unidades de ensino de Lages, pois todas as avaliações são executadas pelas professoras e professores do setor de Ensino, componentes do Núcleo de Educação Permanente do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação, profissionais que desenvolvem várias demandas de trabalho, além da elaboração e aplicação da avaliação interna.
Avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
Bem como da avaliação interna, todas as turmas de 5º e 9º ano do ensino fundamental do Sistema Municipal de Educação participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Premiações e concursos
Premiações e concursos fazem parte da rede pública de ensino em Lages. Em todos os anos letivos, às crianças e estudantes matriculados nas unidades de ensino do Sistema Público Municipal de Lages, a Secretaria Municipal da Educação oferece “O Som dos Versos”, projeto sobre declamação de poemas, contemplando crianças e estudantes. A etapa final do concurso é transmitida anualmente pelo canal do YouTube da Secretaria da Educação.
A respeito do concurso de curta-metragem “Luz, Câmera e Educação Fiscal”, participam e são premiadas crianças e estudantes inscritos para apresentar vídeos sobre educação fiscal e cidadania.
A prefeitura de Lages, pela Secretaria da Educação, já obteve várias práticas premiadas, entre as quais:
- Boas práticas no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC) 2023, organizado e lançado pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam), em setembro, com duas premiações para Lages. A primeira por boas práticas de sustentabilidade, e a segunda, pelo Núcleo de Educação Permanente da Secretaria da Educação.
- Prêmio Klabin Semeando Educação de Boas Práticas, de reconhecimento de boas práticas na educação, promovido pela Klabin, em parceria com a empresa de consultoria Interação Urbana, sobre o qual, ao final de julho de 2023, houve a primeira etapa de premiação dos professores e gestores vencedores da 3ª edição. Nesta etapa foram premiadas pela gestão, a diretora da Emeb Saul de Athayde, localizada no bairro Ferovia, e, pelo projeto de anos iniciais, a professora Gabriela.
- 7ª Olimpíada GeoBrasil 2022 (Olimpíada Brasileira de Geografia – OBG) – Universidade Federal de Alfenas (MG), em que estudantes da Emeb Izidoro Marin, situada no loteamento Caroba, foram medalhistas de ouro na etapa estadual.
- Premiações em Olimpíadas de Astronomia, Matemática e Língua Portuguesa.
- A edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal (Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais – Febrafite) do ano 2020 foi suspensa em razão da pandemia da Covid-19 (coronavírus) e, deste modo, acontecerá concomitantemente à edição da premiação deste ano (2021/2022). O Sistema Municipal de Educação de Lages é finalista em duas categorias.
- Na categoria de escolas, dois finalistas são lageanos – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com as atividades da Educação Fiscal coordenadas pela Secretaria da Educação, e a unidade de ensino Escola de Educação Básica Municipal (Emeb) Prefeito Waldo Costa, no bairro Vila Nova. Já na categoria instituições, a Secretaria Municipal da Educação de Lages é uma das finalistas do prêmio nacional.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Divulgação