Terceiro dia de Recanto do Pinhão agita o centro de Lages no primeiro fim de semana do maior evento da Serra

Por Luiz Del Moura

Passar pelo Recanto do Pinhão e não provar um copo de quentão, ponche enfeitado com gemada ou um vinho tinto, com uma porção generosa de paçoca de pinhão temperada é como se a viagem estivesse perdida. Tem de ter!

Turistas serranos, brasileiros de outras estâncias e estrangeiros de distintas querências já aproveitam os primeiros dias do maior evento festivo cultural e gastronômico da Serra de Santa Catarina e um dos maiores da região Sul e do país, a 33ª Festa Nacional do Pinhão, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, promovida de 2 a 11 de junho, quando milhares de visitantes serão recepcionados em dez dias de pura riqueza de artes, costumes, tradicionalismo, história e a energia de 22 dos maiores nomes e ídolos no topo do cenário musical da atualidade nos estilos sertanejo, poprocksoft rockfunkhip hop, música eletrônica, samba e pagode.

Contudo, diariamente, desde 1º de junho, as festividades começam mais cedo e seguem até a noite no coração da cidade de Lages, no Recanto do Pinhão Aracy Paim, com espetáculos de música, dança e teatro de “estrelas” locais e regionais ao público no Calçadão da Praça João Costa. Uma novidade é a expansão do número de dias de Recanto do Pinhão. Dos 17 dias tradicionais passou-se a 25 dias totais de festejos – 1º a 24 de junho. E, neste ano, a Festa Nacional do Pinhão terá um gosto todo encantador e fascinante, pois 2023 será comemorativo aos seus 50 anos, uma iniciativa de Aracy Paim, que, em julho de 1973, reuniu amigos músicos na Praça João Costa, na primeira versão do evento.

O terceiro dia de programação artística e cultural do Recanto do Pinhão Aracy Paim 2023 foi repleto de lageanos de berço e de sentimento, moradores, visitantes, turistas e simpatizantes, com intensa movimentação em lojas, lanchonetes, cafeterias e restaurantes da parte central. Casais, famílias e crianças transitando pelas calçadas vestidos com peças que os deixam aquecidos e charmosos para as temperaturas deste sábado (3 de junho), oscilantes entre 8ºC e 22ºC, e um Sol em céu azul.

Nas vitrines das lojas, o requinte de uma decoração bem convidativa aos consumidores e ao turismo, recheada de elementos, como pinhas e grinfas (“grimpas”) e                 artigos de outono e inverno em tons terrosos e coloridos e, nos restaurantes e cafeterias, opções refinadas à base de café, chocolate e pinhão. Passar pelo Recanto do Pinhão e não provar um copo de quentão, ponche enfeitado com gemada ou um vinho tinto, com uma porção generosa de paçoca de pinhão temperada é como se a viagem estivesse perdida. Tem de ter!

Neste sábado (3 de junho), os espectadores irão privilegiar sete tipos de entretenimento. A manhã começou animada e uma multidão se reuniu em frente ao palco montado no Espaço Cultural Aristiliano Ramos para a edição especial do Jornal do Almoço, da NSC (Nossa Santa Catarina) TV, transmitida ao vivo para todo o Estado de Santa Catarina já desde as 11h45min, após o programa nacional É de Casa. Os catarinenses almoçaram diante da televisão e das telas de seus aparelhos celulares assistindo o que de melhor Lages propicia no Recanto do Pinhão. Zetti Gaudéria e grupos de dança do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Anita Garibaldi foram duas das atrações visualizadas em todo o Estado.

O período vespertino do Recanto do Pinhão Aracy Paim reservou oportunizar à plateia conhecer melhor os talentos do Grupo Arte Cultura Querência Militar, representação do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires (CPMFNP), e dançar ao som do Grupo Embalo Fandangueiro, transformando o tablado coberto em um verdadeiro baile campeiro. Do meio da tarde para a noite, Edson Augusto; Grupo Baitaço; os artistas já reconhecidos de longe e queridos pela cidade, Anjos de Plantão, e Grupo Modaço, selando o sábado do primeiro fim de semana do Recanto do Pinhão 2023. “Um dia ensolarado, bonito, receptivo. Cidade cheia, turistas admirados com Lages. Sejam todos bem-vindos a apreciar a Serra Catarinense”, convida o prefeito em exercício de Lages, Juliano Polese, na manhã deste sábado no Recanto do Pinhão.

Ex-rainha da Weihnachtsmarkt de Ibirama visita Lages pela primeira vez

O nome da festa típica difícil de escrever e muito mais de pronunciar guarda a elegância e o prestígio da Alemanha. A Weihnachtsmarkt tem em sua história diversas realezas. Este é o Mercado de Natal de Ibirama, cidade do Alto Vale do Itajaí, distante 154 quilômetros de Lages, e neste sábado (3 de junho), sua ex-rainha, com reinado de seis anos (2013 a 2019), Ana Marchetti, estreou em Lages como turista.

A advogada somente passou por perto de Lages em vezes anteriores, e em 2023 programou uma viagem turística a um dos maiores municípios de Santa Catarina. E riscou no calendário a época certa: Frio e Festa Nacional do Pinhão, o combo perfeito.

Ela estava no Calçadão da Praça João Costa em um grupo de nove pessoas da mesma família, entre os quais, ela, seu pai Januário; a madrasta Mara; a irmã Maria, e o primo, consultor financeiro, Jaison Marchetti, casado com a lageana, representante comercial, Kelly Magalhães, moradores do bairro Guarujá. “Cheguei há pouco e vou ficar até amanhã. Vim para conhecer Lages e ir ao show do Fresno, na Festa do Pinhão. Meu pai quer ver o Biquini Cavadão, e minha madrasta, o Roupa Nova.”

Não foi apenas o Recanto do Pinhão que ela provou pela primeira vez. “Eu nunca tinha tomado ponche na vida. Gostei! E aqui comi também pastel de pinhão, uma delícia”, confessa a ex-rainha, hospedada com os familiares na casa do primo. “Tive boa impressão na experiência em Lages. É organizada, bonita e está bem populosa por causa dos turistas.” Ana já conhecia Urubici e São Joaquim.

Leia também

Deixe um comentário

4 × 3 =