Para marcar a entrega da Licença Ambiental (LAO) da nova unidade fabril da Berneck, em Lages (SC) e o anúncio da ampliação da fábrica de Curitibanos, o CEO Andre Fauth e o Diretor Industrial Daniel Berneck se reúnem com o governador de Santa Catarina, Carlos Moises, o presidente do IMA Daniel Vinicius Netto, o prefeito de Lages Antonio Ceron e o secretário da Casa Civil Juliano Batalha Chiodelli. O evento acontece na segunda-feira (20), às 14h, na Casa da Agronômica, em Florianópolis (SC).
A fábrica de Lages (SC) da Berneck recebeu a Licença Ambiental de Operação (LAO), emitida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC). O documento atesta o cumprimento das exigências ambientais da indústria.
“A Unidade de Lages representa o ‘estado da arte’ em matéria de tecnologia para a produção sustentável de Painéis e Madeira Serrada e está em sintonia com que o a Berneck acredita desde a sua fundação, em 1952: fazer uma gestão do negócio de forma sólida e responsável, sempre com foco na sustentabilidade”, considera do CEO André Fauth.
Ele explica que, para poder operar de forma regular e receber a o documento, é preciso cumprir as três fases de licenciamento ambiental: a Licença Ambiental Prévia (que analisa a viabilidade ambiental do empreendimento); a Licença Ambiental de Instalação (que permite a realização da obra e instalação de equipamentos) e a Licença Ambiental de Operação.
“A Berneck cumpriu todas essas etapas e comprovou que a fábrica de Lages está em conformidade com a legislação ambiental”, ressalta.
Foram investidos R$1,6 bi na nova unidade fabril da empresa, que fica às margens da Rodovia BR 116, próximo ao limite dos municípios de Lages e Capão Alto. São 101 mil m2 de área construída e 55 hectares de áreas do empreendimento total.
Quando a fábrica atingir a sua capacidade total de operação, em uma média de dois anos, o volume produzido será de 50 0 mil m³ de MDF e 450 mil m³ de madeira serrada de Pinus, aumentando a produção da Berneck em quase 40%.
Ampliação em Curitibanos
Além de conquistar a LAO em Lages (SC), a Berneck também anuncia o aumento da capacidade produtiva de MDP, em Curitibanos. Atualmente a capacidade produtiva da unidade é de 440 mil m³. Com a ampliação, a produção deve dobrar.
O projeto de ampliação MDP – Fase 2 – da fábrica de Curitibanos consiste em adquirir e implementar equipamentos de ponta na área de preparação das partículas de madeira úmida e seca, que compõe o produto MDP. Para isso, serão investidos R$ 600 milhões nos próximos dois anos.