Uma emenda parlamentar impositiva do deputado estadual Padre Pedro Baldissera, que vai ajudar a implantar o Jardim Clonal das Araucárias, foi confirmada na tarde desta quarta-feira (11). A ação é resultado da implantação do Roteiro da Sociobiodiversidade do Pinhão da Serra Catarinense.
A unidade vai funcionar no Campo Experimental de Piscicultura da Serra Catarinense (Cepisc), em Painel e os recursos estão sendo canalizados através do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama. O diretor executivo do Cisama, Selênio Sartori, recebeu o convênio que objetiva desenvolver pesquisas e capacitações sobre as Araucárias. “Esse apoio do deputado Baldissera será muito importante na implantação desse jardim clonal, onde se produzirá material propagativo que ajudará a preservar a diversidade genética de matrizes selecionadas por agricultores familiares da Serra Catarinense”, explicou o diretor executivo.
A partir da clonagem das espécies, os produtores rurais terão um incremento na produção e na renda das propriedades, pois a propagação vegetativa (enxertia e estaquia), permitirá acelerar o ciclo de produção de pinhão, com árvores mais produtivas e de melhor qualidade. Essas futuras árvores também fornecerão madeira de qualidade.
O Jardim Clonal é uma das pautas do Projeto Rota do Pinhão, que tem abrangência aos municípios de Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Capão Alto, Lages, Painel, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici e Urupema. O projeto tem como alicerce a conservação das Araucárias associado ao desenvolvimento da agricultura familiar, com grande possibilidade de retorno econômico por meio da produção de madeira e principalmente de pinhões, fazendo com que os produtores despertem para o plantio e a conservação da espécie.
O projeto tem apoio da Amures, Centro Vianei de Educação Popular, Fepese, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e dentre outras entidades como Udesc e Uniplac.
Texto e fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação – Amures