Estado enfrenta declínio acentuado das temperaturas a partir da tarde desta quinta. Há risco de temporais no Oeste, Serra e Sul
Depois de um período de temperaturas mais amenas, o frio deve voltar a Santa Catarina. O retorno está previsto para a partir da tarde desta quinta-feira (17). O estado também deve enfrentar temporais no Oeste, na Serra e no Sul, alertou a Defesa Civil.
Ao longo desta quinta, o avanço de uma massa de ar frio e seco deve provocar queda acentuada nas temperaturas, especialmente no Oeste, na Serra e nas áreas mais altas do Norte. Nessas regiões, a população deve ficar atenta ao desconforto térmico e agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares.
Na madrugada de sexta (18), a massa de ar frio deve avançar para o restante do estado.
Temporais
Além da massa de ar fio, uma frente fria também deve se aproximar de Santa Catarina nesta quinta, deixando o tempo instável e com condições para temporais isolados, especialmente nas regiões do Oeste do estado e nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul.
Há risco de destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos. As instabilidades atingem as regiões de divisa com o Rio Grande do Sul entre a madrugada e manhã e avançam para as demais áreas do estado ao longo do dia.
Recomendações da Defesa Civil
Confira abaixo as orientações da Defesa Civil para os dias de frio em Santa Catarina:
- tenha atenção com a população mais vulnerável: as crianças, os idosos, os doentes e pessoas em situação de rua;
- abrigue animais domésticos nas noites mais frias;
- beba bastante água e se agasalhe bem;
- evite locais fechados e com aglomeração e mantenha as mãos higienizadas.
Veja também as orientações para situações de temporais. Os telefones de emergência são 193, para o Corpo de Bombeiros, e 199, para a própria Defesa Civil.
- durante os temporais busque um local abrigado;
- o local abrigado deve ser longe de janelas, árvores, placas, postes de energia e objetos que possam ser arremessados;
- jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos;
- não dirija em locais alagados;
- em alagamentos, evite contato com a água;
- cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.