Frente fria provoca instabilidade com possibilidade de raios, chuva intensa, vendavais e granizo em todas as regiões do Estado
Segundo a previsão meteorológica, o risco é considerado muito alto nas áreas em vermelho do mapa, com chance de destelhamentos e de quedas de árvores e postes de energia elétrica, além de alagamentos e enxurradas pontuais. Nas áreas em laranja o risco é alto e, nas áreas em amarelo, moderado.
A condição ocorre devido ao avanço de uma frente fria, que mantém o tempo instável em todas as regiões do Estado. Pela manhã e início da tarde, os temporais mais intensos atingem o Grande Oeste e o Sul catarinense. Entre a tarde e a noite, a instabilidade se desloca para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte catarinense. Para a madrugada de segunda-feira (22 de setembro) ainda há registro de chuva em várias regiões, mas ao longo do dia a frente fria se afasta e o tempo volta a ficar firme.
A Defesa Civil orienta que, durante os temporais, a população busque locais abrigados e mantenha distância de janelas e objetos que possam ser arremessados. Em caso de ventos fortes, não é recomendado transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia. Em situações de chuva intensa e alagamentos, não se deve atravessar ruas inundadas, pontes ou pontilhões submersos.
Em Lages, os telefones para contato em caso de emergência são 199; (49) 3019-7477/3019-7479, e (49) 99836-1702 (plantão) – Defesa Civil.
Texto: Allan Borges
Arte: João Francisco Custódio Maciel