Plantio de árvores nativas às margens do rio Caveiras marca o Dia Mundial do Meio Ambiente em Lages

Por Luiz Del Moura

A ação foi realizada pela Semasa em parceria com o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do CAV/Udesc

A Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), em parceria com alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/Udesc), realizou o plantio de árvores nativas às margens do rio Caveiras. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira, 5 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Foram plantadas 17 mudas de árvores frutíferas e secundárias, das espécies Ipê, Cereja e Cedro. De acordo com a diretora de Resíduos Sólidos da Semasa, Liandra Sartor, a escolha por estas espécies foi criteriosa, para não trazer danos à vegetação local, priorizando espécies nativas para o plantio. “Primeiro precisamos entender o ecossistema do local, se é emergente, primário ou secundário. Pensamos em trazer araucárias, mas se trata de uma espécie dominante e espaçosa, o que prejudicaria as outras plantas”, explica a engenheira.

As árvores foram plantadas no ponto onde funciona o sistema de captação de água da Semasa, retirando a água do rio Caveiras por bombeamento, encaminhando para a Estação de Tratamento e a deixando própria para o consumo nas residências. “Escolhemos este ponto justamente por ser uma área que precisa de recuperação devido a um desastre natural que aconteceu no ano passado, quando caiu um Muro de Gabião (estrutura de contenção), causando um impacto ambiental. Também pensamos em recompor a mata ciliar por se tratar de um local com muita circulação de pessoas, o que não é o ideal”, afirma Liandra.

As mudas foram cedidas pelo viveiro florestal do CAV. Algumas das espécies têm um desenvolvimento considerado rápido, como no caso do Ipê, que pode chegar a três metros em dois anos. Já a Cerejeira, leva entre sete ou oito anos para dar frutos.

Cerca de nove universitários da segunda e sétima fase do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária participaram da ação. Logo após, foram conduzidos pela secretária da Semasa, Taíse Paeze, para que pudessem conhecer o sistema de captação de água. “Esta ação é muito importante para todos nós, como uma forma simbólica de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e lembrarmos que precisamos recuperar os impactos ambientais que causamos”, destaca a secretária.

Campanha mundial deste ano foca na restauração do planeta

O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) é uma plataforma global para inspirar mudanças positivas. Pessoas de mais de 150 países participam desse dia internacional das Nações Unidas, que celebra a ação ambiental e o poder dos governos, empresas e indivíduos para criar um mundo mais sustentável.

O evento é liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) desde sua criação em 1973. A cada ano um tema é escolhido para nortear os trabalhos. A campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano se concentra na restauração da terra, na desertificação e na resiliência à seca sob o slogan “Nossa terra. Nosso futuro. Nós somos a #GeraçãoRestauração”. O Reino da Arábia Saudita sediará as comemorações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2024.

 

Texto: Aline Tives

Fotos: Fábio Pavan

Leia também

Deixe um comentário

quinze + dezenove =