Prefeitura de Lages decreta situação de Emergência devido à estiagem

Por Luiz Del Moura

O prefeito em exercício, Juliano Polese, assinou o Decreto nº 19.450, de 26 de janeiro de 2022, que declara situação de Emergência no município em razão da estiagem. Este documento considera que em Lages, no período entre novembro de 2021 a janeiro de 2022, observou-se um volume de chuva abaixo das médias históricas. Além disso, os estudos e levantamentos da Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) informam grandes perdas ocorridas na agropecuária em diferentes cadeias produtivas, tanto na produção de grãos (feijão, milho e soja), hortaliças, frutas, quanto na pecuária (gado de leite e gado de corte), com destaque para a falta de pastagens e a dificuldade de abastecimento de água para dessedentação dos animais e também para o consumo humano, na área rural.

O Decreto nº 19.450 traz ainda dados do relatório social e levantamento fotográfico realizado pela Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação evidenciando um número significativo de famílias atingidas pela estiagem. Outro destaque é o boletim hidrometereológico da Defesa Civil do Estado que apresenta as condições hidrológicas dos rios no estado e mostra dados da distribuição de precipitação na região de Lages que foi de 60% abaixo da média histórica, entre novembro e dezembro de 2021.

De acordo com o prefeito em exercício, Juliano Polese, nessa semana a Defesa Civil Municipal, Secretaria da Agricultura e Pesca e Assistência Social e Habitação, já iniciaram o abastecimento com água potável e para consumo humano nas propriedades rurais cadastradas. “Com este decreto está autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob orientação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta e reabilitação dos efeitos causados pela estiagem”, explica o prefeito em exercício.

Texto: Ari Junior

Foto: Ary Barbosa de Jesus Filho

Leia também

Deixe um comentário

dois × 3 =