Segunda Ação Lages em Busca do Lixo Zero de 2023 reserva resposta à comunidade da região alta do Oeste da cidade

Por Luiz Del Moura

Não perca a chance de destrancar espaço na sua casa e de fazer a coisa certa! O ponto de coleta de resíduos estabelecido consiste na rua das Laranjeiras, nº: 473, bairro Caroba, em frente à Escola Municipal de Educação Básica Izidoro Marin, com movimentação das 8h às 12h

Mobilização entre as primordiais da administração pública municipal permeia a preocupação com o meio ambiente e, para reafirmar o seu compromisso com os contribuintes, a municipalidade, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, em parceria com a Rádio Clube, irá promover a segunda edição de 2023 do evento mensal denominado “Ação Lages em Busca do Lixo Zero” no dia 10 de fevereiro (sexta-feira), no horário entre 8h e meio-dia, com atenção ao território Oeste, integrada pelos bairros e loteamentos Santa Mônica, Caroba, Área Industrial, Cidade Alta e Vista Alegre. O ponto de coleta de resíduos estabelecido compreende a rua das Laranjeiras, nº: 473, bairro Caroba, em frente à Escola Municipal de Educação Básica Izidoro Marin.

Nesta data, com a intensificação do propósito da roupagem do evento, além do depósito de eletrônicos e pneus, o público poderá direcionar produtos a serem aceitos prontamente pelas equipes de profissionais, aceitos objetos, como, garrafas pet e de vidro; caixas; lâmpadas; pilhas; baterias e/ou carregadores; fogões; geladeiras; máquinas de lavar roupas; louças sanitárias; aparelhos televisores, de celular, CDDVD e de videogame; computadores, e pneus. Enfim, produtos inservíveis ao consumo sob o ponto de vista do cotidiano das famílias, como, aliás, móveis usados, entulhos ou qualquer outro tipo de resíduo sólido, composto por papel, plástico, vidro e/ou metal. Portanto, não somente eletrônicos. Não haverá restrições para recebimento.

Os itens eletrônicos serão entregues à empresa Eco Centro Sul Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos, responsável por tomar providência quanto à retirada de peças e outros componentes para seu reaproveitamento e transformação, colaborando com o meio ambiente ao conscientizar os cidadãos sobre a contenção do desperdício e de descartes irregulares em terrenos baldios privados, áreas institucionais e em rios, riachos e córregos. Neste mesmo dia 10 haverá, ainda, empresas de recolhimento de pneus pra reciclagem e de óleo de cozinha para reaproveitamento.

Entulhos industriais e detritos orgânicos, como galhos de árvores, também serão recolhidos, tornando Lages um município mais limpo e organizado. Caminhonetes e caminhões basculantes (caçambas) e com carroceria, da frota da prefeitura, estarão a postos para o carregamento e transporte dos volumes rejeitados. A Rádio Clube de Lages transmitirá o Programa Clube Comunidade ao vivo, do local do evento Ação Lages em Busca do Lixo Zero, pelo comunicador Adilson Oliveira, no comando das atrações informativas e na entrega de brindes aos admiradores. Ação Lages em Busca do Lixo Zero é realizada pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, com engajamento das secretarias da Agricultura e Pesca, Saúde e de Obras, Projeto Lixo Orgânico Zero (LOZ), Eco Centro Sul Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos e Rádio Clube.

O que mais vai ter?

Outros serviços e atendimentos serão prestados gratuitamente no dia 10 de fevereiro por secretarias municipais apoiadoras e diretamente participantes. A dos ramos de Agricultura e Pesca efetuará a distribuição de milhares de mudas de hortaliças pelo Projeto Cultivar – Plante, colha e alimente (alface crespa, alface mimosa, rúcula, mostarda roxa, repolho, repolho roxo e brócolis; vegetal raiz, beterraba, e cebolinha verde).

A pasta de Obras, o oferecimento de serviços de melhorias de infraestrutura e vias prévias. Geralmente, na semana antecedente ao evento Ação Lages em Busca do Lixo Zero, equipes de servidores municipais das secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente e Obras atuam na execução especial de benfeitorias de limpeza, varrição, roçada, manutenção, desassoreamento de córregos e cursos d’água, ordenamento, aperfeiçoamento da infraestrutura em vias de chão e asfaltadas e aprimoramento da mobilidade viária, como, cascalhamento, patrolamento para nivelação e compactação, operação de tapa-buracos, corte de grama às margens, pintura de meios-fios e conservação/renovação das sinalizações vertical e horizontal de trânsito. Modificações no sistema de drenagem das vias para escoamento das águas das chuvas, colocação de pedra britada (bica corrida) e desobstrução de bueiros e bocas de lobo.

A Secretaria da Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) irão colaborar pelo serviço de cadastramento de 50 animais para castração sem custos à população. “As máquinas e caçambas da prefeitura já estão nos bairros uma semana antes para a absorção de entulhos, galhos, móveis descartados inservíveis às famílias e todo resíduo sólido que não tem mais serventia, atribuindo, desta forma, o destino correto a estes materiais. É pensando no nosso meio ambiente que este projeto se consolida como um grande sucesso. Reivindicamos o comparecimento das pessoas e que façam a sua tarefa: Entrem em contato com a Secretaria, agendem seu pedido de coleta por telefone: 3019-7472 e ajudem a retirar estes materiais do nosso meio”, aconselha o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Delfes Rodrigues.

Cristal está na lista com brevidade

A primeira edição de 2023 do evento Ação Lages em Busca do Lixo Zero aconteceu em 13 de janeiro, contemplando os bairros Ferrovia e Caravágio e adjacências. A próxima na agenda deverá ser a região do Cristal e Vila Esperança.

Em 2022 foram agraciadas 16 áreas do perímetro urbano pela sensibilização Ação Lages em Busca do Lixo Zero. Moradores dos bairros Vila Maria, Maria Luiza, Várzea (Habitação, Popular e Caça e Tiro), Tributo, Gethal, Conta Dinheiro, Santa Maria, Jardim Cepar, Santa Mônica, Santa Cândida, Guarujá, Bates, Petrópolis, Gralha Azul, São Pedro e proximidades.

Na média, aproximadamente seis cargas de caminhão de resíduos sólidos foram preenchidas em cada edição. No período de 2022, o total de material recolhido equivaleu a dez cargas de caminhões basculantes (caçambas) carregados com aparelhos eletrônicos; 80 cargas de móveis velhos, sofás, entre outros; 12 cargas de pneus, e 95 caçambas de entulhos, como, sobras de construções, madeiras e galhos.

Em 2021, entre os bairros e loteamentos da cidade beneficiados estiveram Santa Mônica, Santa Helena, Santa Catarina, Guarujá, Morro do Posto e Vila Mariza. Total de cerca de dez operações em 2021, com cerca de 60 bairros e loteamentos.

Os distritos Índios e Salto Caveiras foram favorecidos. No ano retrasado, 400 toneladas de resíduos colhidos/subtraídos em territórios rurais do município onde há coleta diária.

Onde descartar seus móveis usados?

Desde abril de 2022, a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente fornece o serviço de recolhimento de móveis usados suscetíveis ao descarte. O agendamento deste trabalho pode ser efetuado por telefone: 3019-7472.

Parte dos materiais descartados e recolhidos é reaproveitada, substancialmente aqueles fabricados com madeira, como os móveis. Outra porção é reaproveitada para a confecção de estacas, utilizadas no plantio de mudas de árvores.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Arte: Marcio Machado (Latino)/Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente/Divulgação 

Leia também

Deixe um comentário

4 × 4 =