Udesc Lages recebe protetores ambientais em atividade sobre animais silvestres

Por Luiz Del Moura

Adolescentes que integram o projeto Protetor Ambiental Jovem Aprendiz participaram, nesta quarta-feira, 10, de uma tarde de atividades envolvendo animais silvestres, promovida pelo Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina (PMA).
Os jovens assistiram a uma palestra, ministrada por alunas da Udesc Lages que integram o Grupo de Estudos de Animais Selvagens (Geas), coordenado pelo professor Aury Nunes de Moraes. Em seguida, aconteceu uma visita guiada no Setor de Atendimentos e Recuperação de Animais Silvestres (Saras) do Hospital de Clínica Veterinária (HCV). A atividade foi encerrada com um café da tarde.
O projeto busca despertar a consciência ambiental de preservação dos jovens em situação de vulnerabilidade social. Os participantes são adolescentes que estão no Abrigo Menino Jesus I e II e que frequentam a Irmandade Nossa Senhora das Graças. Para o professor, é fundamental educar os jovens para a questão ambiental. “A gente observa o desconhecimento sobre a fauna silvestre. Essa é uma coisa que, com nosso projeto, estamos tentando melhorar”, diz Moraes.
A soldado Katiane Wiggers de Melo, monitora da turma, também destaca a importância do contato com universidade pública para oferecer aos jovens a oportunidade de um futuro acadêmico. “Nada melhor que trazê-los na instituição para que possam conhecer e ver que também podem fazer parte deste mundo”.
Além da parceria com a Udesc Lages, o projeto conta com patrocínio da Klabin SA, que oferece cursos profissionalizantes no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para os jovens que completarem um ano dentro do Protetor Ambiental Jovem Aprendiz.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages

Leia também

Deixe um comentário

15 − quatro =