60 anos do Corpo de Bombeiros Militar em Lages são reverenciados na Câmara

Por Luiz Del Moura

Seis décadas de heroísmo, bravura e dedicação ao povo de Lages e da região serrana! Uma sessão solene do Poder Legislativo Lageano celebrou os 60 anos do Corpo de Bombeiros Militar em nosso município. Autoridades políticas, civis e militares, além de parte do efetivo da corporação, se fizeram presentes no Plenário Nereu Ramos para acompanhar a solenidade proposta pelo presidente da Câmara de Lages, Mauricio Batalha Machado (Podemos).

“Foram muitos serviços prestados e muitas vidas salvas nesses 60 anos, sejam nos atendimentos em acidentes, incêndios, enchentes, sempre feitos com excelência. Tenho dito que as forças militares de Santa Catarina são as melhores do Brasil e, com certeza, o Corpo de Bombeiros de Lages é o melhor do nosso estado. Temos que exaltar o que há de bom em nosso município e a Câmara não poderia se furtar de fazer esse reconhecimento público a essas seis décadas de atuação brilhante”, ressaltou o vereador Mauricio.

A importância da representatividade dos bombeiros junto à população lageana e aos eventos da cidade foram evidenciados na sessão. “Se tem algum desastre, alguma ação do município, alguma demanda na área de saúde, os bombeiros estão envolvidos e sempre pronto para salvar vidas e estar perto da população. Então, sempre que possível, a gente precisa agradecer por todo o empenho e dedicação do Corpo de Bombeiros em Lages”, apontou o secretário de Gabinete e Relações Institucionais da Prefeitura, Samuel Ramos, representante do Poder Executivo Municipal no evento.

5º BBM atende 19 municípios da região serrana

Comandado pela tenente-coronel Heloísa Battisti, o 5º Batalhão de Bombeiros Militar abrange Lages e outros 18 municípios da Serra Catarinense. Possui um efetivo de 102 bombeiros militares e comunitários, distribuídos em dez aquartelamentos, além de uma frota de cinco viaturas de combate a incêndios e resgates, três para atendimento pré-hospitalar, além de outras 17 utilizadas em atividades operacionais e administrativas.

A corporação atende cerca de oito mil emergências por ano, das quais aproximadamente 3.3 mil apenas em Lages. Também são realizados mais de 19 mil serviços de prevenção contra incêndio e pânico, refletindo o compromisso da instituição com a segurança e prevenção de acidentes e desastres.

“É uma grande honra estar presente nesse momento tão importante, de celebração de uma história de 60 anos. Seguimos o legado de bombeiros que entraram em nossa instituição em situações muito diferentes da qual vivenciamos hoje, mas que continuam a nos inspirar em prol de um bom atendimento à população”, relatou a comandante Heloísa, que em sua fala agradeceu a mobilização da Câmara em ajudar aos bombeiros, sejam com atividades legislativas que fortalecem a corporação ou com a intermediação política para a obtenção de emendas parlamentares junto aos deputados estaduais.

Além de pôr a mão no fogo pela população, as medidas preventivas também são destaques nas ações dos bombeiros

Geralmente a imagem que se tem dos bombeiros é a do combate ao incêndio e a ajuda à população em desastres naturais. Entretanto, o trabalho vai muito além disso, como por exemplo, em resgates veiculares, buscas terrestres, atividades aéreas e aquáticas, entre outras.

O comandante da 2ª Região dos Bombeiros de Santa Catarina, Marco Antônio Eidt, destacou ainda as ações preventivas feitas junto à população, como a formação de bombeiros comunitários para atuar em auxílio à corporação, e os bombeiros mirins, que representam uma continuidade no serviço abnegado ao povo de Lages e da região serrana. “É uma força conjunta entre a nossa instituição, autoridades civis e de todas as ordens, e a comunidade, foi assim que nasceu, é assim que se fortalece e que tem continuado o Corpo de Bombeiros de Lages”, disse.

Jubileu de Diamante: seis décadas de história e serviços prestados à Lages e região

Fundado no dia 25 de setembro de 1965, o Corpo de Bombeiros de Lages iniciou suas atividades como um posto avançado sob o comando do subtenente Eurides Manoel da Silva, com um efetivo de 12 bombeiros militares e apenas uma viatura Ford F-600 para combate a incêndios. A guarnição ficava alojada no Hotel Santa Rosa, no Centro, sendo posteriormente realocada junto ao Pronto Socorro Tito Bianchini.

Em dezembro de 1967, foi inaugurada sua sede própria na Rua Mato Grosso, nº 171, bairro São Cristóvão. No ano de 1978, o posto foi elevado à Companhia de Bombeiros Militar e, em 2006, à condição de Batalhão, recebendo a denominação de 5º Batalhão de Bombeiros Militar.

Sessão completa em nosso canal no YouTube.

Fotos: Bruno Heiderscheidt de Oliveira (Câmara de Lages)

Everton Gregório – Jornalista

Leia também

Deixe um comentário