Campanha Laço Branco

Por Luiz Del Moura

Campanha mobiliza os homens pelo fim da violência contra a mulher

O dia 6 de dezembro é marcado pela campanha Laço Branco, que enfatiza a participação dos homens em ações pelo fim da violência contra a mulher. Para comemorar a data e alcançar ainda mais pessoas, a Câmara de Lages realizou uma Sessão Especial, proposta e presidida pela vereadora Katsumi Yamaguchi.

Em 1991 um grupo de canadenses deu início a um grande movimento a favor da causa feminina após um ataque ocorrido em Montreal, onde Marc Lepine invadiu uma escola politécnica, deu ordens para que os homens se retirassem e assassinou 14 mulheres. A campanha Laço Branco reuniu desde então, homens que repudiavam a violência contra mulher e todos adotaram como símbolo da causa, um laço branco, com o juramento de jamais fecharem os olhos diante de atos de agressão contra mulheres e meninas.

Com o passar dos anos, a inciativa ganhou grandes proporções e obteve ativistas engajados pelo mundo. Hoje, a campanha faz parte da jornada dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, iniciada todos os anos no dia 20 de novembro.

Acompanhe a matéria em vídeo clicando aqui.

Fotos: Bruno Heiderscheidt

Julia Adhara – Jornalista

Leia também

Deixe um comentário

dez − sete =