Carmen Zanotto destinou equipamentos para o curso de medicina da UFSC em Curitibanos

Por Luiz Del Moura

A deputada federal e atual secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto articulou por diversas vezes junto ao Ministério da Educação (MEC) a autorização para a criação do curso de medicina na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus de Curitibanos, uma demanda antiga da região. Pelo menos desde 2019 foram realizadas reuniões com lideranças políticas dos municípios do entorno de Curitibanos, bem como no Ministério da Educação.

Além de todo esse trabalho de articulação, a parlamentar indicou, em 2020, uma emenda no valor de R$886 mil para a aquisição de equipamentos que serão utilizados no curso de medicina. “Essa é uma conquista importante para a saúde pública e para o desenvolvimento da região. Destinei a emenda parlamentar para garantir que os alunos tenham os equipamentos necessários para as aulas práticas,” ressalta Carmen Zanotto.

Para o curso de medicina em Curitibanos serão oferecidas 25 vagas anuais a partir de Março de 2025. Atualmente, a UFSC oferece vagas em Florianópolis e em Araranguá, no Sul catarinense, localizada a cerca de 219 km da capital. “O curso traz uma nova experiência, pois o campus era voltado para ciências agrárias, mesmo tendo a medicina veterinária que pode transitar em ambas as áreas (agrícolas e de saúde). Um curso na formação médica reforça e amplia a rede de saúde não apenas do município sede do curso (Curitibanos), mas de toda a região. Além disso, esperamos uma maior fixação de profissionais na região no futuro,” explica o Diretor do Campus de Curitibanos da UFSC, Juliano Gil Nunes Wendt.

A emenda parlamentar destinada à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Curitibanos resultou na aquisição de diversos equipamentos para o curso de medicina.

Entre eles: cadeira giratória para portador de obesidade, balança de precisão eletrônica semi-analítica, central inclusora de parafina, ultrapurificador de água, seladora de produtos plásticos, histotécnico – processador automático de tecidos, HD externo 2TB, câmera fotográfica digital DSLR de 24.2 megapixels, projetor multimídia, banqueta hospitalar/lab, televisor, mesa para necropsia, refletor de LED, capela de exaustão modelo de bancada, maca de resgate, simulador de equipamento de saúde, modelo anatômico para fins didáticos articulação pé, agitador mecânico, agitador mecânico vortex, agitador magnético com aquecimento, modelo de útero com ovário e tubas, caixas hospitalares de roupas, calha cirúrgica, agitador de tubos, tela de projeção, lâmpada de fenda, chuveiro e lava-olhos de emergência, freezer horizontal, refrigerador, arquivo de aço para escritório, serra de cortar gesso, banho-maria digital, paquímetro digital, cabine de segurança biológica, centrífuga clínica para rotina laboratorial, impressora 3D de prototipagem, criocautério dermatológico, lavadora ultrassônica, microcomputador portátil, microcomputador desktop, ponto de acesso, simulador médico, carrinho para transporte, entre outros.

Esses equipamentos contribuirão significativamente para a formação dos estudantes de medicina da UFSC em Curitibanos.

Leia também

Deixe um comentário

5 + dez =