Ex-prefeito de São José do Cerrito Pedro Esmério morre aos 105 anos

Por Luiz Del Moura

O ex-prefeito mais idoso da Serra Catarinense e seguramente, na lista de ex-políticos mais longevos do Brasil, Pedro Esmério da Silva morreu na noite dessa quarta-feira (26). Aos 105 anos, o ex-prefeito de São José do Cerrito estava internado no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, e teve falência múltipla de órgãos.

Nascido em 19 de outubro de 1919, Pedro Esmério foi prefeito entre 1° de fevereiro de 1976 a 31 de janeiro de 1983, sendo o único prefeito com mandato prorrogado por dois anos. Mesmo com idade avançada, ele apresentava um quadro de completa lucidez e se mostrava um homem forte e saudável. Tanto que fazia questão de ir ao local de votação para exercer seu ato de cidadania nas urnas, a cada quatro anos.

Pedro Esmério passava os dias ao lado de seus cuidadores, o filho Antônio e a nora Alaíde com quem morava, na localidade de Bela Vista. Durante o período da pandemia do Corona Vírus, teve prioridade para receber a vacina contra a Covid-19. E não se descuidou um só dia, do uso da máscara e álcool, assim como o distanciamento de outras pessoas e a não aglomeração.

Ele foi internado no dia 5 de março. Ficou dois dias hospitalizado e foi liberado. Mas voltou a ser internado no dia 20 março, devido a fraqueza pela idade avançada e por não se alimentar. Acabou morrendo por volta das 21h dessa quarta-feira.

Mesmo com idade avançada, Pedro Esmério sempre era procurado por políticos para aconselhamento. Ele exerceu também, mandato de vereador em 1961 pela União Democrática Nacional (UDN) e em 1972, pela Aliança Renovadora Nacional (Arena). Dentre as ações marcantes do ex-prefeito, estão a conclusão do prédio atual da prefeitura e Câmara de Vereadores de São José do Cerrito, bem como do Posto de Saúde da sede do município, construção de várias escolas e ações fortes na agropecuária.

O presidente da Amures e prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Ostetto, lamenta a morte de Pedro Esmério e disse que o político deixou um grande legado para a região. “É uma perda grande, pois foi uma referência num tempo diferente do nosso, mas de igual importância para o desenvolvimento da Serra Catarinense”, declarou Pedro Ostetto ao receber a noticia.

O corpo de Pedro Esmério será velado na igreja da localidade de Bela Vista, onde morava. O sepultamento será no cemitério da mesma localidade, junto com a esposa, Cacilda Corrêa Mota falecida em 2006.

Texto: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação – Amures

Leia também

Deixe um comentário

dezesseis − 4 =