Juízo da Infância e Juventude de Lages recebe prefeita eleita para falar sobre situação de crianças e adolescentes

Por Luiz Del Moura

O encontro incluiu visita às instituições de acolhimento

O juiz da Infância e Juventude da Comarca de Lages, Ricardo Fiuza, recebeu a prefeita eleita, Carmem Zanotto, para uma reunião voltada à discussão das condições e necessidades das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na cidade. O encontro, na última sexta-feira (1/11), teve como objetivo inteirar a futura administradora pública sobre os assuntos de competência da vara e identificar caminhos para fortalecer o trabalho conjunto entre o Município e o Judiciário.

Durante a reunião, o juiz apresentou à prefeita eleita um breve levantamento sobre os principais desafios da rede de proteção social na comarca com foco na situação daqueles que se encontram em serviços de acolhimento institucional. Questões como infraestrutura dos abrigos, disponibilidade de profissionais capacitados e a importância de medidas preventivas para reduzir a demanda por acolhimento também foram abordadas.

Outras pautas, como adoção, projeto Entrega Legal, programa Novos Caminhos e atendimentos às necessidades de idosos em processos judiciais, foram rapidamente incluídas na conversa. Após o encontro, o magistrado e a prefeita visitaram as duas instituições de acolhimento de Lages, acompanhados pela secretária de Assistência Social, Cláudia Baccin. Nas unidades, eles conversaram com os responsáveis pelos cuidados e acompanhamentos dos acolhidos.

Para o juiz Ricardo Fiúza esse diálogo representa um passo importante na construção de políticas públicas que realmente atendam às necessidades das crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade na comarca. “Com o fortalecimento dessa parceria e um olhar atento da gestão pública, podemos construir soluções que garantam dignidade, segurança e acolhimento a quem mais precisa”.

Carmem destacou seu compromisso com a área social e se mostrou aberta a fortalecer trabalho com o judiciário e com as entidades de apoio. “ Queremos melhorar as condições dos serviços e assegurar um atendimento que seja acolhedor e humanizado. Essa união de esforços poderá trazer melhorias significativas para a assistência social da cidade”, declarou.

O vice-prefeito eleito, Jair Júnior, também participou da reunião. A oficiala da infância, Ana Emília Melchiors, acompanhou o magistrado e contribuiu com esclarecimentos. Da mesma forma, nas unidades de acolhimento, as equipes técnicas integraram o diálogo.

NCI/TJSC – Taina Borges

Leia também

Deixe um comentário

fourteen − eight =