Mais de 100 profissionais de instituições de idosos foram capacitados com recursos indicados por Carmen Zanotto

Por Luiz Del Moura

Com o aumento da longevidade da população catarinense se faz necessário um cuidado, ainda maior, com os idosos, principalmente aqueles que vivem nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Pensando nisso, Carmen Zanotto enquanto deputada federal destinou R$ 100 mil para a realização do curso “Capacita ILPI Santa Catarina”, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e que capacitou 112 profissionais.

O foco desta capacitação não foi apresentar técnicas específicas de cada profissão, mas instrumentalizar a equipe multidisciplinar com conhecimentos que possam auxiliar na promoção da saúde e gestão do cuidado prestado nessas instituições. Foram 60h de Educação a Distância – autoinstrucional para gestores, responsáveis Técnicos e profissionais das equipes multidisciplinares das ILPIs de Santa Catarina.

Nesta semana, Carmen Zanotto recebeu a devolutiva do projeto dos coordenadores da Dra. Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa e do Dr. Paulo Medeiros, juntamente com a presidente da (Fecam), prefeita de Vargem, Milena Lopes. “A humanização no cuidado com os idosos é fundamental para um atendimento que promova a dignidade. Precisamos formar multiplicadores para atuarem no processo de qualificação na atenção às pessoas idosas residentes nessas instituições, com ações de prevenção e promoção à saúde”, destaca a deputada Carmen Zanotto.

Durante a reunião, Carmen Zanotto anunciou a indicação de mais R$ 100 mil para que o curso tenha continuidade e capacite mais profissionais.

Leia também

Deixe um comentário

dois × 1 =