Novos vereadores mirins de Lages conhecem departamentos do Poder Executivo

Por Luiz Del Moura

Entre as subdivisões a serviço dos interesses da população dentro do próprio prédio físico da prefeitura estão Administração e Fazenda, Procuradoria Geral do Município (Progem), Coordenadoria de Comunicação Social, Arrecadação/Protocolo, Design Gráfico, Gráfica e Gabinete do Prefeito

A juventude brasileira pode elevar sua participação nas discussões sobre temas relevantes à vida dos cidadãos. Uma das propostas em exercício no município de Lages é a vereança mirim. A nova turma de vereadores mirins tomou posse há seis dias (19 de outubro) no Plenário Nereu Ramos e já está desenvolvendo seus primeiros compromissos com a sociedade. Esta foi a segunda parte de participantes do programa, com sete jovens.

O Poder Executivo municipal recebeu a totalidade do grupo, os 14 vereadores mirins, em uma visita na tarde desta quarta-feira (25), com a finalidade de lhe apresentar o funcionamento de repartições públicas a serviço dos interesses da população dentro do próprio prédio físico da prefeitura, na rua Benjamin Constant, nº: 13, Centro, a exemplo de Administração e Fazenda, Procuradoria Geral do Município (Progem), Coordenadoria de Comunicação Social, Arrecadação/Protocolo, Design Gráfico, Gráfica e Gabinete do Prefeito.

Os adolescentes vereadores mirins estavam acompanhados da presidente da Escola do Legislativo da Serra, a vereadora Katsumi Yamaguchi, e foram recepcionados pelo prefeito Antonio Ceron, secretários e executivos.

Os servidores públicos e funcionários da prefeitura responsáveis em cada seção explanaram as atribuições do departamento brevemente e os vereadores mirins reportaram perguntas, obtendo respostas e explicações de imediato.

A Escola do Legislativo da Serra, entidade ligada à Câmara de Lages e responsável pela capacitação política dos agentes públicos e da comunidade em geral de toda a região do planalto serrano catarinense, promove o desenvolvimento da educação política, e iniciou uma nova fase de formação técnica e educacional para os 14 jovens a compor a 2ª turma do Vereador Mirim de Lages em 2023. Será a primeira vez que a Escola do Legislativo capacitará duas turmas de estudantes em um mesmo ano.

Aos estudantes das unidades da rede pública municipal de ensino – Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Izidoro Marin, situada no bairro Caroba, Lupércio de Oliveira Koeche (Várzea) e Professor Antônio Joaquim Henriques (bairro Centenário), e do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres (bairro Santa Catarina), e da rede privada – Centro Educacional Aprender Brincando (bairro São Cristóvão) e colégios COC, Santa Rosa de Lima (ambos no Centro) e Sigma (Sagrado Coração de Jesus), será oportunizado acesso à rotina de atividades e saberes dos gabinetes parlamentares e dos diversos setores integrantes do Poder Legislativo em uma formação a se prolongar até o fim do ano de 2023. “Os vereadores observaram e perceberam o funcionamento da prefeitura bem de perto e aproveitaram a chance de poder esclarecer dúvidas, principalmente porque antes de serem vereadores são cidadãos da cidade com suas famílias, e é uma forma de exercerem seus direitos. A Escola tem sido uma extensão da Câmara de Vereadores de Lages no sentido de fortalecer a participação da sociedade nas questões políticas e nas atribuições do Poder”, argumenta a presidente da Escola do Legislativo da Serra, a vereadora Katsumi Yamaguchi.

Cidadania enfatiza cedo. “A prefeitura é um lugar de suporte público e os cidadãos podem visitar os setores e saber sobre a prestação de serviços. Os gestores ficam satisfeitos de constatar que os jovens estão interessados na gestão pública”, sintetiza o prefeito Antonio Ceron.

Texto: Daniele Mendes de Melo, com colaboração da Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Lages

Fotos: Toninho Vieira

Leia também

Deixe um comentário

um × três =