Palestra sobre violência e drogas foi ministrada para os jovens na Câmara

Por Luiz Del Moura

Nas tardes de quarta (4) e quinta-feira (5), a Escola do Legislativo da Serra reuniu vereadores e vereadoras mirins, além de estudantes de diversas instituições de ensino de Lages, para assistirem a palestra oportunizada pela Comissão de Combate e Prevenção às Drogas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), presidida pelo deputado Ismael dos Santos (PSD).

A dinâmica foi dividida em três temáticas: prevenção, ministrada pelo subtenente PM Claudio Wolff, com uma abordagem voltada às drogas lícitas ou ilícitas e funções das forças de segurança; reabilitação, pelo coordenador da comissão, Ramiro Boni; e repressão, ministrada pelo delegado de Polícia, Alberto Junior dos Santos.

Ramiro destacou a importância do programa. “Esse trabalho é uma ferramenta educacional desenvolvida pelo programa Reviver desde 2017 nas escolas do Estado e nas comunidades terapêuticas. Nosso objetivo principal é levar aos jovens à reflexão dos perigos, danos e consequências que as drogas impõem. Hoje viemos abordar esses três eixos visando conscientizá-los da violência gerada por escolhas erradas”, disse.

A vereadora mirim Jenifer dos Santos entende que o aprender é válido, mas compartilhar o que se aprende é fundamental. “Temos que entender desde cedo que a violência e as drogas causam um mal irreparável. Além do nosso aprendizado, precisamos passar isso para outras pessoas, seja na escola, em casa ou em qualquer lugar”, declarou.

Segundo a presidente da Escola do Legislativo da Serra, Katsumi Yamaguchi (Progressistas), o momento é oportuno no sentido de preparar os jovens para dizer não às drogas e incentivá-los a propagar essa resistência. “Nossa proposta é ajudar a prevenir casos futuros e levar através deles a informação a todos que estão ao seu redor. Infelizmente, esta fase é perigosa pelo fato de estarem em um meio que incentiva o uso de entorpecentes e naturaliza as mais diversas formas de violências”, concluiu a vereadora.

Leia também

Deixe um comentário

quatro − 3 =