Sessão Especial em homenagem ao Proerd

Por Luiz Del Moura

O programa completou 25 anos de atuação em Santa Catarina

O programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd, completou em 2023 seus 25 anos de atuação em Santa Catarina, que foi o terceiro estado do Brasil a receber o programa, tendo a cidade de Lages como seu ponto de partida.
O 6º Batalhão de Polícia Militar ficou responsável por executar as ações do programa, que instrui crianças e adolescentes a dizerem não às drogas e à violência. No estado, são 18 municípios abraçados pelo Proerd, que trabalha com turmas de 5º e 7º ano, além do Proerd Kids, voltado a turmas iniciais, e também o Proerd pais.
“Passa um filme na nossa cabeça, desde quando começamos foi muita vivência que tivemos, de méritos a dificuldades. Hoje o Proerd é o que é graças a esses guerreiros que estão aí na nossa missão, que é formar crianças e adolescentes”, afirma o Sargento Ribeiro, responsável pelo Proerd na região do 6ºBPM.
Para celebrar tantos anos de dedicação à sociedade, a Câmara de Vereadores realizou na última quarta-feira, 26 de abril, uma Sessão Especial, proposta e presidida pela vereadora Suzana Duarte (Cidadania).
“Temos muito orgulho ainda mais porque esse programa nasceu aqui em Lages em 1998 no 6ºBPM (…) e desde então os policiais militares, muito bem preparados, frequentam as nossas escolas prevenindo, orientando, mostrando o que acontece com os jovens que infelizmente optam por esse caminho. Prevenir contra o uso de drogas é salvar vidas, salvar da dor e sofrimento que atingem a pessoa, a família e a sociedade”, conclui Suzana, em sessão.
Durante o evento, autoridades relacionadas a educação e ao Proerd em si, foram convidadas para compor a mesa de trabalhos e darem seus depoimentos acerca de suas vivências com o programa. Também presentes no Plenários, estavam alunos que atualmente estão participando do Proerd, que cantaram e dançaram junto com o mascote, o leão Daren.
“É de suma importância estarmos nessa data de hoje na Câmara Municipal de Lages comemorando os 25 anos de um dos programas mais importantes da Polícia Militar de Santa Catarina.  O programa está mais do que solidificado dentro da instituição, um dos mais antigos preventivos que a gente possui”, conclui o Tenente Coronel, Fabiano da Silva, Comandante do 6º BPM.
Para assistir a matéria em vídeo, clique aqui.

Fotos: Bruno Heiderscheidt
Julia Adhara – Jornalista

Leia também

Deixe um comentário

dez + 12 =