Zenor Zamban recebe o título de cidadão lageano

Por Luiz Del Moura

Em sessão solene realizada na noite desta sexta-feira (01/12), foi concedida uma das mais distintas comendas do Poder Legislativo ao empresário Zenor José Zamban, o título de “Cidadão Lageano”. A proposição da homenagem foi de autoria da Vereadora Suzana Duarte (Cidadania), por meio do Projeto de Decreto Legislativo 0016/2023, aprovado por unanimidade no parlamento da Casa Legislativa.

Saiba mais sobre o homenageado

Nascido aos 6 de setembro de 1946, no município de Antônio Prado, Rio Grande do Sul, de origem Italiana, filho de Luiz e Elza Zamban. Sua Ligação com Lages iniciou há 70 anos atrás, quando com o espírito empreendedor e em busca de novos horizontes, seus pais deixaram a terra natal onde eram agricultores, vieram a Lages para abrir um armazém de secos e molhados. Zenor chegou 3 meses depois (ao concluir o ensino primário) na carona de um caminhão de trigo, no qual inclusive esqueceu sua trouxa de roupas, lhe restando apenas o que vestia.

Trabalhando desde cedo com os pais, aos 16 anos cortava as ruas da cidade entregando carne com uma F350; inclusive, foi nas entregas ao restaurante Planalto que conheceu Nádia, aquela que se tornaria sua esposa. Casaram-se pouco tempo depois e logo vieram os três filhos do casal: Silvana, Zenor Júnior e Cinara.

Após trabalhar com seus pais, fez seu próprio caminho no ramo de transportes, madeireiro, e em 1987 ingressou no ramo gastronômico junto de sua esposa e filhos, no qual permanece até hoje. Iniciou a marmitaria, como era chamado o primeiro restaurante, em uma sala alugada próxima à Catedral. Aos poucos foram expandindo o negócio até a casa que hoje orgulha os lageanos e turistas, o Restaurante Cansian Zamban.

Sempre com um grande círculo de amizade, fez parte dos clubes da cidade como: Caça e Tiro, Princesa, Quatorze, Lages Sauna Club e fio festeiro do CTG Barbicacho Colorado.

O homenageado falou do seu sentimento com a honraria. “Fui pego de surpresa, mas, me senti muito feliz pelo reconhecimento desta Casa. Minha missão foi cumprida por decidi fazer parte da história de Lages. Gratidão pelo acolhimento deste povo que me deu a oportunidade de fazer com trabalho árduo um sonho chamado de lar”, disse Zenor.

Suzana ressaltou a importância do empresário para o nosso município. “Temos que homenagear as pessoas que decidiram investir em Lages. A geração de emprego e renda ajuda no desenvolvimento da cidade e ele construiu a sua história por aqui, junto com a sua família. Para nós é uma honra outorgar este título’, declarou a proponente.

Conheça a história de Zenor: audiovisual

A sessão na íntegra está disponível em: Sessão Solene

Matéria TV Câmara

Fotos: Bruno Heiderscheidt

Por Alex Branco- Jornalista

Leia também

Deixe um comentário

17 − 4 =