Iniciativa da Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos – Adrel, foi discutido em reunião nessa quarta-feira (24), um estudo que resulte num projeto de Criação de Trem Turístico e Cultural, envolvendo os municípios de Lages, Capão Alto e Vacaria. A ideia ganhou força com o anúncio de desativação de operações de transportes pela Rumo Logística S.A., que detém a concessão do ramal ferroviário do Tronco Sul.
A reunião na sede da Amures, contou com as presenças da diretora executiva da Adrel, Elisa Lima, secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, gerente de Relações Institucionais e Governamentais na Rumo, Marcelo Artur Friedler, secretário de Turismo de Vacaria, Neto Ferreira, secretário de Turismo de Capão Alto, Ramon Santos, secretária de Turismo de Lages, Ana Vieira e dentre outros, Marlon Ilg, diretor presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.
O entendimento dos municípios é de que a rede ferroviária no trecho Lages a Vacaria, pode ser mais um produto turístico e cultural de fomento econômico para a região. Marcelo Friedler explicou os motivos da desativação prematura das operações de transportes, mesmo tendo a Rumo Logística, a outorga de concessão até fevereiro de 2027.
Para Marlon Ilg, a criação de uma rede de Trem Turístico e Cultural, dependerá especialmente, de demanda de passageiros. E esse talvez seja, o maior desafio para criação do projeto. Também participaram da reunião, o secretário de Administração de Vacaria, Alessandro Dalla Santa, diretora de Turismo Capão Alto, Lidiane de Freitas, assessor de Turismo da Amures, Marinho Motta, agentes da empresa Fazer Cultural, Públio Sartori e Sergio Sartori, o assessor jurídico da Amures, Heitor Frutuoso e membros da Lutz Arquitetura.
Como encaminhamento, foi definido a busca por documentos e requerimentos necessários para um possível projeto de uso do trem turístico e cultural. O grupo de trabalho ainda deve solicitar vistoria junto a Rumo Logística para saber se há segurança de rodagem e delimitar o trecho a ser utilizado. Outras informações como fluxos estimados e roteiros previstos, composição de trem, indicação de estações ferroviárias, responsabilidade pela operação e manutenção dos equipamentos e responsabilidade por eventuais acidentes, também serão apuradas nos estudos a serem elaborados.
O envolvimento de deputados e outras lideranças políticas, será estratégico para se entender melhor essa demanda específica de trem turístico e cultural. Dessa forma se buscará identificar os principais gargalos para elaborar um projeto e um plano que garantam a retomada de uso ferroviário, a partir da próxima primavera.
Texto/fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação Amures
