O município de Bocaina do Sul deu um passo significativo para se consolidar como um centro de referência em pacificação e justiça comunitária ao instituir o dia 25 de outubro como o Dia Municipal da Paz e da Justiça Restaurativa. Este projeto de lei foi submetido à apreciação e deliberação da Câmara de Vereadores nesta sexta, 25 de outubro de 2024 e marca uma data especial para reforçar os compromissos locais com a construção de uma sociedade mais justa e pacífica. O prefeito municipal, João Eduardo, o bispo da Diocese de Lages, Dom Guilherme Werlang, o Juiz Alexandre Takaschima, referência em Justiça Restaurativa, o pároco, Padre Roberto Moreira e várias lideranças prestigiaram nesta manhã a sessão na Câmara Municipal de Bocaina.
A proposta é resultado de um trabalho contínuo em Bocaina do Sul, que nos últimos anos vem se destacando no estado com suas práticas de diálogo e justiça restaurativa. Em 2024, o município realizou o I Seminário Municipal de Justiça Restaurativa e Políticas Públicas, reunindo 78 profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social de várias cidades da região serrana. Também promoveu, em maio, um Círculo de Diálogo com gestores públicos e vereadores, visando à construção de uma cultura de paz e à capacitação de facilitadores locais para atuarem em Círculos de Diálogo e Construção de Paz.
A iniciativa da criação do Dia Municipal da Paz surge também como uma resposta ao período eleitoral deste ano, durante o qual foi implementado o programa “Primavera da Paz em Bocaina do Sul”. Este programa proporcionou um ambiente inédito de Círculos de Diálogo entre candidatos ao Executivo e Legislativo, fortalecendo o respeito e o diálogo durante o processo eleitoral.
BOCAINA DO SUL INSTITUI DIA MUNICIPAL DA PAZ E JUSTIÇA RESTAURATIVA EM CELEBRAÇÃO AOS 30 ANOS DE EMANCIPAÇÃO
3