Capacitação para Olericultores aconteceu na Serra do Véva em Bocaina do Sul

Por Claudio Santos
Na última quarta-feira (11/03), aconteceu na comunidade da Serra do Véva, município de Bocaina do Sul, a capacitação para Olericultores com o Tema Sistema de Produção de Hortaliças na Palha – SPDH, onde também aconteceu a divulgação dos resultados da Unidade de Observação implantada na propriedade de Júlio Cesar Córdova de Liz, safra 2021/2022.
Os assuntos e a visita na área de cultivo foram importantes para a análise de solo para determinar a necessidade de calcário e adubação no sistema SPDH; Plantas de cobertura solo e manejo; Programa Terra Boa (Programa Kit Solo Saudável); Análise dos resultados da Unidade de Observação em SPDH com abóbora Kabotiá; SPDH e Produção Orgânica; Conservação do solo e água, com uso do sistema SPDH.
O extensionista rural da EPAGRI, Saulo Luiz Poffo, destaca “foi a primeira lavoura nesta comunidade desenvolvida no sistema SPDH, tendo apoio do Programa Terra Boa da Secretaria da Agricultura de SC, com aplicação de recursos através do Kit Solo Saudável (sementes para cobertura solo e formação de palhada, adubo orgânico)”.
Os resultados obtidos foram bons, mesmo com problemas de estiagens que atrasaram a implantação da cobertura vegetal e desenvolvimento da cultura de abóbora Kabutiá.”
O Sr. Júlio, que junto com o irmão Gilmar e o filho Vinicius, cultivam hortaliças e outras cultura e criações, disse “se o plantio da Abóbora Kabutiá tivesse sido em lavoura convencional, provavelmente teria produzido muito pouco, pois a terra teria secado, já que com a cobertura da palhada a lavoura sentiu bem menos os efeitos da estiagem.”
As pessoas presentes gostaram da nova tecnologia proposta, que prima pela recuperação e preservação dos recursos naturais, humaniza o trabalho, além da redução de custos se comparado a lavoura em plantio convencional.
O extensionista da EPAGRI também afirmou, “existe a necessidade de aquisição de máquinas voltadas a esta tecnologia e/ou adaptação das existentes no município. Também, se faz necessário acompanhamento técnico e troca de informações entre agricultores e técnicos, para aperfeiçoamento de plantio em SPDH”.
Estiveram presentes 24 pessoas, entre lideranças, técnicos e agricultores.

Leia também

Deixe um comentário

quinze − quatro =