Com foco no fortalecimento das economias locais e na valorização da identidade regional, o município de Capão Alto sediará no dia 22 de julho, o 1º Fórum de Produtores Locais, Artesanais, Cultura e Turismo da Região dos Lagos. O evento que acontecerá no ginásio do Parque de Exposições é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Adrel), em parceria com a prefeitura municipal.
Produtores, artesãos, empreendedores, gestores públicos e agentes culturais são esperados para um dia inteiro de trocas de experiências, debates e exposições. A programação destaca o papel estratégico da produção artesanal, da cultura e do turismo como vetores de desenvolvimento integrado dos municípios da Região dos Lagos e Serra Catarinense.
Entre as palestras do Fórum, está prevista a apresentação sobre turismo responsável no Lago, por Zulmar Melo. Outra palestra será abordagem sobre turismo gastronômico com Paulo Arruda sobre a importância das Indicações Geográficas (IGs) como ferramenta de valorização e proteção de produtos regionais. Também consta na programação Lucilene Assing, representante da Acolhida na Colônia, que fará reflexões sobre o turismo rural e de experiência.
A programação contemplará também, a palestra da médica veterinária Andressa Barbosa, do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama, sobre avanços na certificação de produtos artesanais. No painel temático, haverá falas com representantes das instituições Sebrae, Banco da Família, Sicoob e Casa do Agricultor, que farão orientações práticas para acesso ao crédito, capacitação e apoio à comercialização.
O evento também vai explorar diferentes segmentos turísticos, com destaque para o turismo náutico, a ser apresentado por Mané Ferrari; o turismo religioso com Eduardo Bittelbrum e o turismo de aventura, pelo assessor de Turismo da Amures, Marinho Motta.
Além dos conteúdos técnicos e inspiradores, os participantes também desfrutarão de um almoço típico, momentos de integração e apresentações artísticas que enalteceram a riqueza cultural da região.
O Fórum tem previsão de encerrar no final da tarde, com a certeza de que fortalecer os laços entre os diferentes setores e municípios é o caminho para uma Região dos Lagos mais próspera, sustentável e conectada com suas raízes.
Texto: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação | Amures