Fortalecimento do cicloturismo com vistas na criação da rota turística na Serra Catarinense, foi o objetivo de reunião na manhã dessa segunda-feira (14), na sede da Amures. O encontro teve o intuito de alinhar estratégias e ações para consolidar a prática como um atrativo turístico sustentável e bem estruturado na região.
Além do secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, o diretor executivo do Cisama, Selênio Sartori, e o assessor de turismo da Amures, Marinho Motta, os consultores da empresa Ecodestinos, Ademir Winkelhaus e Lúcio Machado, a analista de projetos e negócios do Sebrae, Mariana Bonella Cunha, o presidente do Conserra, Valdir Della Giustina, e a Secretária Executiva, Gabriela Pekuczewsky, participaram da reunião.
Um dos principais tópicos abordados foi a estruturação da governança do cicloturismo, visando à criação de um modelo de gestão eficiente, colaborativo e participativo entre os diversos atores envolvidos. A ideia é garantir maior organização, planejamento e continuidade às iniciativas em andamento.
Também foram discutidas melhorias na sinalização das rotas, fator essencial para proporcionar mais segurança e orientação aos ciclistas, além de facilitar a navegação pelos percursos. Outro destaque foi a atualização do site e do aplicativo oficial, que receberão ajustes para oferecer uma experiência mais intuitiva e completa aos usuários.
As estratégias de divulgação do lançamento das rotas receberam atenção especial, com foco em alcançar maior visibilidade e atrair visitantes à região. Para isso, serão planejadas campanhas e ações promocionais, além do engajamento do Trade turístico em articulação com as entidades participantes.
A reunião reforça o compromisso regional com o desenvolvimento sustentável do turismo, promovendo a integração entre municípios, o estímulo à economia local e a valorização das belezas naturais da Serra Catarinense.
Texto/fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação Amures