Em seminário de turismo sustentável, rota turística Caminho da Serra Catarinense é lançado 

Por Claudio Santos

A nova rota turística Caminho da Serra Catarinense foi lançada na última terça-feira, 25 de junho, pelo programa Del Turismo durante o seminário “Turismo Sustentável: Impulsionando a Preservação Ambiental e o Desenvolvimento Econômico dos Negócios”. O evento, realizado no auditório do Rio do Rastro Eco Resort e que contou com a presença de autoridades políticas, empreendedores do setor turístico, guias e membros da sociedade civil organizada, representou um marco significativo para o turismo na região serrana e nas encostas da Serra Catarinense.

Formada pelos municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra, Lauro Muller, Orleans e Grão Pará, a rota reúne atrativos de diversos setores, como agroindústria, gastronomia, arte, lazer, cervejarias e produtos locais.

Importante destacar que a rota turística Caminho das Serras Santa Catarina é fruto do intercâmbio realizado no distrito de Regen, na Alemanha, durante o seminário internacional de turismo sustentável. A comitiva catarinense participou do evento, que foi organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), via programa Del Turismo, pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e pela BBW, em parceria com a Engagement Global e com o apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, juntamente com o distrito de Regen.

Segundo a consultora da FACISC, Aline Nandi, esta é a primeira proposta. Novos atrativos poderão ser inseridos de acordo com a organização e procura dos turistas, assim como as estratégias de comercialização. “Os interessados em fazer parte da nova rota turística devem procurar a secretaria de turismo dos municípios envolvidos. Entre as regras para participar, os empreendimentos devem estar em fase ou cadastrados no Cadastur e cumprir requisitos específicos de sustentabilidade e qualidade, como oferta do atrativo, estrutura, acessibilidade e acesso (interno e externo), proximidade com as vias principais, legalidade (cnpj ou bloco de notas)”, afirma ela.

Esta nova rota turística Caminho das Serras Santa Catarina promete impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável da região, proporcionando aos visitantes uma experiência rica e diversificada, alinhada com práticas responsáveis e inovadoras.

Durante o evento, o prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Ostetto, representando os demais gestores públicos, enfatizou que este projeto é um marco para cada município envolvido. “A rota não apenas fortalecerá nosso potencial turístico, mas também promoverá o desenvolvimento econômico sustentável, beneficiando nossos empreendedores locais e criando novas oportunidades para nossas comunidades. Agradeço a todos os envolvidos na concretização de mais esta etapa e convido todos a explorar e valorizar cada pedacinho desta nova rota. Juntos, faremos do Caminho das Serras Santa Catarina um destino turístico exemplar, que combina desenvolvimento, sustentabilidade e a inigualável hospitalidade catarinense”, disse o gestor municipal.

Turismo Verde

Além do lançamento da rota, o seminário de turismo sustentável, que mais uma vez teve lotação máxima de público, destacou a importância do turismo aliado à prática responsável, essencial para o futuro e crescimento dos empreendimentos. Esta iniciativa faz parte do projeto “Turismo Verde: Serra & Sul Juntos pelo Desenvolvimento”, da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), e integra o programa AL-INVEST Verde, da União Europeia, com apoio da BBW e Green Destination.

Destinado a micro e pequenos empreendimentos turísticos, unidades de conservação, instituições públicas, profissionais da área e jovens, o projeto de Turismo Verde visa a adoção de práticas ecoeficientes e inovadoras, certificação em gestão sustentável, networking, participação em núcleos setoriais de sustentabilidade, fortalecimento do empreendedorismo feminino e engajamento de crianças e jovens na educação ambiental.

Durante o evento, Carina Casanova, gestora administrativa e financeira do projeto Turismo Verde disse que, “esta ação é um exemplo de como o turismo sustentável pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. Estamos muito entusiasmados em ver os resultados positivos que esta iniciativa trará para a Serra e Sul Catarinense. Que venham os próximos seminários”.

Confira as demais programações do seminário, que é gratuito e não exige inscrição:

  • 26/06: Região da Amurel – 19 horas, no Auditório da CDL de Jaguaruna

  • 08/07: Região Serrana – 19 horas, no Auditório da ACIL

  • 09/07: Região Carbonífera – 19 horas, no Auditório da ACIC

  • 18/07: Região Vale do Braço do Norte e Encosta da Serra – 19 horas, no Auditório da Unisul BN

Fonte: Al-Invest Verde

Leia também

Deixe um comentário

two × 2 =