Ex-participante de projetos da Escola trabalha para levar Vereador Mirim a Rio Rufino

Por Luiz Del Moura

A Escola do Legislativo está estreitando parceria com a Câmara Municipal de Rio Rufino para implantar no município o Projeto Vereador Mirim. O ineditismo dessa aproximação é que o legislativo municipal tem como entusiasta da iniciativa um vereador em primeiro mandato, Edenilson Costa (PSD), que já participou de dois outros projetos da Escola da Alesc, o Parlamento Jovem, enquanto era estudante do ensino médio, e o Estágio Visita, quando freqüentava o curso de Engenharia Mecânica.

Nesta quarta-feira a equipe do Núcleo de Educação para a Democracia da Escola esteve em Rio Rufino alinhavando detalhes da aproximação da Escola com a Câmara de Vereadores. A gestora do núcleo, Léa Medeiros Cardoso, destaca que essa é uma situação inédita, a criação da Câmara Mirim com participação de um integrante de outros programas dedicados a estudantes catarinenses. “Representa um fechamento de ciclo completo”, diz Léa.

Rio Rufino tinha 2.397 habitantes em 2022, conforme o censo do IBGE. Edemilson conta que pretende trazer jovens do município para a participação na política. “Quero implantar o projeto em Rio Rufino, porque eu não imaginava um dia ser político, e foi a partir de minhas participações no Parlamento Jovem e no Estágio Visita que passei a olhar para a política como meio de solução de problemas das comunidades. Pretendo trazer jovens para o mundo político com o Vereador Mirim, incentivar para participarem, pois eles irão nos representar no futuro”, ele sugere.

Edenilson participou do Parlamento Jovem em 2018. O programa simula atividades para estudantes de escolas como se fossem deputados estaduais, sendo a etapa final do projeto realizada na Alesc. Em 2023 ele participou do Estágio Visita, direcionado para universitários indicados por parlamentares. O projeto também traz estudantes para o convívio por uma semana no parlamento estadual.

Com essas vivências, Edenilson decidiu participar do serviço público e chegou à função de oficial de gabinete na prefeitura de seu município. Na última eleição ele garantiu a vaga na Câmara Municipal com 140 votos – o mais votado de seu partido.

Leia também

Deixe um comentário

1 × 4 =