Leoas da Serra comemora bicampeonato da Taça Brasil e exibe troféu de campeão em visita ao prefeito Antonio Ceron

Por Revista Expressiva

Clube lageano com maior número de triunfos em toda a história dos 254 anos de Lages, o time Leoas da Serra saiu vitorioso da Taça Brasil de Futsal Feminino Sicredi neste final de semana, sábado (28 de agosto), consagrado como bicampeão. Após sofrer dois gols do adversário Lince/Taboão da Serra, no Clássico da Serra, a equipe lageana, atual campeã do torneio, reverteu a situação, e balançou a rede da trave pelos pés de Taise, May, Lívia e duas vezes por Amandinha, pois marcaram 5 a 3 no jogo, assegurando o título, o segundo da temporada 2021, na sequência da vitória dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs). Com nove gols, Amandinha foi a artilheira da Taça Brasil.
O Leoas conseguiu o título invicto e o troféu de fair-play e teve o melhor ataque do páreo total ao lado de Taboão, com 35 gols. O time garantiu vaga para a Supercopa de Futsal Feminino, no qual o campeão disputará a Libertadores da América. A Taça Brasil aconteceu no período entre os dias 22 e 28 de agosto em Pato Branco (PR) e contou com a participação de 13 clubes, de 12 Estados, divididos em três grupos.
O sangue não esfria e já no sábado (4 de setembro), às 11h, em Brusque, Leoas da Serra enfrentará um novo desafio pelo Novo Futsal Feminino Brasil (NFFB)/Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), contra o Barateiro, da casa. Os próximos do Leoas serão no dia 11 de setembro, às 16h, contra o Sumov (de Fortaleza), em Lages, e em 18 de setembro, às 14h, com o Taboão (Taboão da Serra), em São Paulo. Será o ano de estreia do NFFB, composto por 12 times.
Atletas titulares e reservas do Leoas da Serra e parte da comissão técnica, integrada por profissionais como a supervisora Tiga, e o preparador de goleiras, Dudu, (representando o técnico Esquerda e a presidente Gi Morena) visitaram a prefeitura no fim da manhã desta terça-feira (31 de agosto), recepcionadas pelo prefeito Antonio Ceron e pelo vice Juliano Polese, episódio em que apresentaram o imponente troféu e as brilhantes medalhas douradas da Taça Brasil, posaram para fotos e dividiram a experiência de carregar o nome de Lages a campeonatos de gabarito nacional e internacional. O encontro foi acompanhado pelo fundador e incentivador do time, Mauricio Neves de Jesus; superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Renato Nunes de Oliveira Junior (Renatinho); secretário da Administração e Fazenda, Antonio Cesar Arruda, e secretária de Políticas para a Mulher, Marli Nacif.
Mulheres batalhadoras e sinônimos de perseverança. “Ao Leoas da Serra e às Leoas, a nossa admiração e respeito. A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) abalou as estruturas em todos os setores, diminuiu os patrocínios e enxugou a bilheteria drasticamente, quando antes se lotava o Ginásio Jones Minosso com 5.500 torcedores. Porém, o esporte tem o poder imensurável da superação e em 2022 estaremos mais fortes e melhores ainda. Todo sacrifício será compensado. O orgulho e a alegria proporcionada pelo futsal feminino em tempos difíceis são incalculáveis. Vocês nos fazem felizes. Contem com a prefeitura de Lages”, ressalta o prefeito Antonio Ceron em seu discurso ao grupo, mencionando a lembrança da marca do Leoas para o município. “Lages completará 255 anos de fundação em 2021 e nenhum clube trouxe tantas vitórias como estas meninas atletas. E aliado às conquistas que nunca param de ocorrer está o legado do incentivo à participação no direcionamento de meninas e meninos ao esporte como referência de sucesso e humildade tanto em quadra, quanto com o Projeto Escola de Leoas nas comunidades. Lages jamais vai esquecer o bem que vocês emanam, os feitos nunca se apagarão.” O vice-prefeito, Juliano Polese, aficionado por futebol, junto à preferência do prefeito, reitera: “O trabalho do Leoas da Serra está marcando uma geração.”
Ouvir a sinceridade ecoar nos ginásios e o reconhecimento invadir a habilidade
A número 1 do planeta deixa seu recado. “Somente agradecer a todos pela torcida. Sabemos quem são as pessoas de verdade e que estão ao nosso lado, sabendo das dificuldades passadas. Somos gratos à prefeitura, um de nossos principais e maiores apoiadores. A gente se sensibiliza com o que as garotas Leoas representam para Lages. Quando estamos em quadra, no Brasil ou em outra parte do mundo, levamos Lages em nosso coração e mostramos nosso carinho pela cidade e por sua gente. Gratificante. Vestimos a camisa e estampamos a bandeira. Além de ser um bom atleta temos de ser uma boa pessoa, é mais do que rivalidade, são valores e princípios, concorrer com harmonia, repassar o que é bom”, pontua a melhor jogadora de futsal do mundo, premiada sete vezes, Amandinha, uma das alas da formação.
Poder vibrar em qualquer época, em qualquer circunstância, seja nas arquibancadas, pela vida, ou pela tela de uma televisão. “Nunca podemos exigir vitória, mas podemos exigir entrega sempre, e é isto que as atletas fazem no espetáculo e com a torcida. Vocês são nosso orgulho permanente!”, exclama Mauricio Neves de Jesus.
Como diz o ditado: A palavra convence, o exemplo arrasta. “O esporte de rendimento requer estrutura compatível para o alcance de bons resultados. A emoção em assistir Leoas da Serra não tem preço. As crianças se espelham em vocês, e nós também”, salienta o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Renato Nunes de Oliveira Junior (Renatinho).
O novo time
Uma das apreensões transpassadas pelo plantel recentemente foi o desfalque das atletas Diana e Luiza, contratadas pelo Pato Futsal, e de mais cinco, que foram jogar na Europa – Gabi Vanelli, Carol, Jhennif, Duda Suchek e Robinha, contudo, com pouco tempo para novas definições, o Leoas da Serra recebeu os reforços de Lívia e Jenifer, ambas vindas da Espanha, e Amanda Santos e Getúlio. Um novo ciclo, pois a Taça Brasil foi o primeiro título da equipe com o elenco reformulado.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Toninho Vieira

Leia também

Deixe um comentário

três × 2 =