Em um esforço contínuo para melhorar os serviços de saúde odontológica, São Joaquim adquiriu recentemente 10 sensores de radiografia dental digital, sendo nove para uso adulto e um pediátrico. Esses equipamentos de alta tecnologia prometem revolucionar a prática odontológica nas unidades de saúde locais.
Os sensores de radiografia digital representam um avanço significativo em relação aos métodos tradicionais de radiografia, substituindo o filme radiográfico e eliminando todo o processo de revelação associado a ele. Com essa nova tecnologia, os cirurgiões-dentistas podem capturar imagens radiográficas e visualizá-las instantaneamente em telas de computador, eliminando a espera de até quinze minutos necessária para o processamento do filme convencional.
Uma das principais vantagens dos sensores digitais é a redução significativa do tempo de exposição do paciente à radiação, devido à sensibilidade muito mais alta desses dispositivos em comparação com o filme radiográfico convencional. Além disso, a qualidade das imagens produzidas é superior em termos de nitidez e detalhamento, proporcionando aos profissionais uma visão mais precisa das estruturas dentárias.
Outro benefício importante é a capacidade de manipular as imagens digitalmente por meio de software especializado, permitindo ajustes de brilho, contraste e outros recursos para uma análise mais detalhada. Além disso, a eliminação do processamento químico do filme radiográfico reduz a geração de resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
O investimento para a aquisição dos 10 sensores de radiografia digital foi pouco mais de R$ 143 mil. “Com a aquisição dos sensores de radiografia digital, estamos investindo em tecnologia de ponta para proporcionar um atendimento odontológico mais eficiente e seguro para a população de São Joaquim.” Relata o Secretário Municipal de Saúde José Teodoro de Sena Amaral.
Fotos: Dionata Costa