Secretaria Municipal da Saúde anuncia calendário de atividades alusivas ao Outubro Rosa em Lages

Por Revista Expressiva

Anualmente, no mês de Outubro, inicia-se uma campanha mundial chamada de Outubro Rosa, que, em Lages terá como objetivo promover e qualificar a mobilização social no controle do câncer, além do empoderamento feminino no fortalecimento da saúde da mulher, por meio de ações de educação e comunicação em saúde entre população, entidade e profissionais.

A conscientização sobre o tema torna-se indispensável, visto que o câncer de mama é a primeira causa de morte em mulheres por este tipo de doença no mundo, e no país, esse é o segundo tipo de câncer com o índice mais elevado de mortalidade.

A Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal da Saúde anuncia que realizará ações visando a prevenção e promoção em saúde, além de dar destaque para a importância da realização da mamografia, já que o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura, em caso de resultado positivo.

*O que é o câncer de mama*

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas.

(Fonte: INCA: Instituto Nacional de Câncer)

*Diagnóstico precoce*

Um dos principais objetivos da campanha é incentivar mulheres a frequentar o médico, com a intenção de realizar exames preventivos, como a mamografia e exame do colo do útero, que alertará para possíveis alterações, aumentando a chance de tratamento e reduzindo assim a mortalidade pela doença.

Além da ida ao médico, o autoexame das mamas também se faz importante, acendendo a luz de alerta caso a mulher sinta que há algo diferente do comum ao apalpar os seios.

É importante ressaltar que mesmo que não sinta alterações no toque, a mamografia deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano, por um profissional da saúde.

“O outubro rosa se consolida como mês da prevenção ao câncer de mama, e o CEASM há anos é parceiro desta causa. Em Lages, aproveitamos esse mês para estender esse olhar para a mulher como um todo, olhando de uma forma holística para sua saúde. Durante o mês de outubro, teremos algumas ações que englobarão os diversos públicos, desde a comunidade, profissionais de saúde de Lages e região, bem como atenção à saúde das servidoras do município de Lages”, destaca Renata Meurer Tausendfreund Laiden, enfermeira e coordenadora do Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (CEASM).

Confira a programação da Secretaria Municipal da Saúde para o Outubro Rosa no município:

 

DATA/HORÁRIOENTIDADES QUE REALIZARÃO AS ATIVIDADESLOCAL DA REALIZAÇÃOATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDASPÚBLICO ALVO
01/10/2021

20:00hs

CÂMARA DE VEREADORESCÂMARA DE VEREADORESABERTURA DO OUTUBRO ROSACOMUNIDADE
05/10/2021

14:00hs

CEASMVIRTUAL (MEET)CONVERSA VIRTUAL COM DR. FERNANDO VECCHI “A IMPORTÂNCIA DO EXAME FÍSICO NO RASTREIO DO CÂNCER DE MAMA”PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE DE LAGES E REGIÃO DA AMURES
13/10/2021 À

15/10/2021

18:00hs às 22h00hs

SEMANA “D”

SMS LAGES

CEASM

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

CEASM

ATIVIDADES EDUCATIVAS DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDEMULHERES DOS TERRITÓRIOS DE ABRANGÊNCIA DAS UBS
23/10/2021

08:00hs às 12:00hs

13:00hs às 17:00hs

DIA “D”

SMS LAGES

CEASM

CEASM– EXAME CLÍNICO DE MAMAS/SOLICITAÇÃO DE MAMOGRAFIA

– COLETA DE PREVENTIVO

AURICULOTERAPIA/REIKI/MASSOTERAPIA/MEDITAÇÃO GUIADA

– TESTE RÁPIDO

– AVALIAÇÃO DE CÂNCER BUCAL

– ORIENTAÇÕES EM SAÚDE

SERVIDORAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE LAGES
29/10/2021

14:00hs

CEASMORIONEDUCAÇÃO PERMANENTE PARA ENFERMEIROS COM DRA.TATYANA STENGER, COM TEMA SEXUALIDADE FEMININAENFERMEIROS DA UNIDADE DE SAÚDE

Prefeitura de Lages

Leia também

Deixe um comentário

quatro × 3 =