Alunos do curso técnico em agropecuária, pesquisadores, professores, apicultores, meliponicultores e fruticultores são esperados para o Primeiro Seminário Municipal de Apicultura e Meliponicultura, na sexta-feira (13), na Escola Valmir Omarques Nunes em Bom Retiro. Pelo menos 100 pessoas devem participar do evento, segundo James Oscar Vieira, técnico da Epagri.
O seminário será uma oportunidade para que os participantes se atualizem sobre as novidades na produção de mel e outros produtos das abelhas. O objetivo é estimular a produção, troca de informações e melhorar o sistema produtivo. “Em ano de safra boa, chegamos a produzir mais de 400 toneladas de mel. Bom Retiro possui grandes produtores de mel e muita qualidade”, afirma James Vieira.
A palestra de abertura do seminário será a partir das 13h45, com o especialista Carlos Alberto dos Santos, que apresentará um Histórico, Evolução da Apicultura e suas Perspectivas. Em seguida, às 14h45, Filipe Oliveira da Epagri de São Joaquim abordará Manejos Básicos na Apicultura e na Meliponicultura.
Para fechar as palestras, André Sezerino da Epagri de Caçador palestrará às 16 horas, sobre Polinização em Fruticultura de Clima Temperado. O público ainda poderá interagir com perguntas numa Roda de Conversa com os palestrantes.
Bom Retiro possui mais de 180 produtores de mel e o seminário desta semana tem o cunho de auxiliar para o bom manejo de colônias, especialmente na entressafra.
Além do já consagrado mel de melato de bracatinga, que tem sua safra a cada dois anos, sempre em anos pares, o município possui alguns dos melhores méis florais do mundo, como de Vassoura e Uva Japão. As inscrições para o seminário podem ser feitas no local no dia do evento e através do site da Epagri.
Programação:
Por Assessoria de Comunicação Amures
Fotos: Onéris Lopes