Rede de Segurança Escolar: parceria entre Prefeitura de Lages e Polícia Militar auxilia na segurança e proteção da comunidade escolar

Por Luiz Del Moura

Na tarde dessa segunda-feira (14 de fevereiro) o setor de Ensino da Secretaria Municipal da Educação de Lages e representantes do Programa Rede de Segurança Escolar, da Polícia Militar de Santa Catarina, renovaram a parceria das ações para o ano letivo de 2022. A Rede de Segurança Escolar está presente nas unidades de ensino municipais desde 2017 e busca auxiliar em medidas de segurança da comunidade escolar. Entre as ações desenvolvidas pelo patrulhamento estão: visita escolar, Vistoria Preventiva Escolar (VPE), reuniões, palestras, atendimentos de ocorrências, campanhas educativas, policiamento escolar entre outras.

A atuação da patrulha escolar acontece por meio de uma guarnição, ou seja, um grupo de policiais, que atuam enquanto consultores de segurança junto às equipes diretivas das unidades de ensino, visando principalmente, proteção e orientação aos estudantes na prevenção de quaisquer situações que possam interferir nas atividades das unidades de ensino. “A atuação da Rede de Segurança Escolar tem sido essencial para garantirmos a segurança e a proteção das nossas unidades de ensino municipais e por isso, ficamos felizes em renovar esta parceria por mais um ano letivo”, comenta a secretária municipal da educação de Lages, professora Ivana Michaltchuk.

As ações do programa acontecem de modo integrado (rede), onde as unidades de ensino por meio de seus diretores possuem canais de comunicação em aplicativos de mensagens instantâneas, atendendo de modo ágil em ocorrências ou situações que exijam a presença de policiamento. Em 2022, aproximadamente 18 unidades de ensino municipais são atendidas pela Rede de Segurança Escolar, sobretudo as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) que possuem turmas do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Texto e fotos: Gustavo Cezar Waltrick

Leia também

Deixe um comentário

3 × quatro =