Urubici traça como meta investir no esporte como ferramenta de transformação para a população jovem

Por Claudio Santos

O município de Urubici dá um importante passo em direção ao futuro com o desenvolvimento do Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0. Na quinta-feira, 12, representantes das Câmaras Técnicas de Saúde, Educação, Assistência Social e Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico se reuniram para discutir as próximas ações que serão implementadas na cidade. Entre os principais temas abordados, estão o incentivo ao esporte para os jovens e o combate à violência doméstica através da autoestima e saúde emocional dos homens.

A supervisora de campo do projeto pela Facisc, Caroline Cruz, destaca que o incentivo ao esporte foi atribuído pelo grupo de voluntários como uma forma de combater problemas sociais e fomentar a qualidade de vida da população jovem. O próximo passo agora é buscar parcerias com instituições que já trabalham com esportes na região e mapear espaços públicos disponíveis para promover atividades que beneficiem crianças e adolescentes.

“O esporte tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais saudável e segura. Ao proporcionar acesso ao esporte, estamos oferecendo aos jovens não apenas uma atividade física, mas uma alternativa real ao uso de drogas e ao envolvimento com a criminalidade. Queremos criar um ambiente onde as crianças e adolescentes possam se desenvolver de forma integral, melhorando seu rendimento escolar e ampliando suas perspectivas de futuro. O envolvimento da educação e da assistência social nesse processo será crucial para o sucesso dessas iniciativas”, explica Caroline.

A Câmara Técnica de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico estabeleceu a importância de desenvolver a autoestima e a saúde emocional dos homens como uma estratégia para prevenir a violência doméstica. O projeto busca conscientizar homens sobre a importância do autoconhecimento, da inteligência emocional e da gestão de conflitos, reduzindo comportamentos agressivos e promovendo relações mais saudáveis. A iniciativa visa desconstruir padrões tóxicos de masculinidade, incentivando uma comunicação assertiva e a valorização do respeito mútuo nas relações, contribuindo assim para a redução de comportamentos abusivos e violentos no ambiente familiar.

“Alinhamos diversos pontos que são fundamentais para atender às demandas da nossa comunidade. O Protótipo Alpha tem um potencial imenso para transformar a realidade de Urubici. Sabemos que precisamos melhorar o atendimento às mulheres, mas é imprescindível olhar para os agressores, entender a raiz desses problemas e criar um ambiente de apoio e recuperação para eles como forma de não repetirem os comportamentos”, ressalta a advogada e coordenadora de jovens do Rotary Clube Urubici, Juliana Rodrigues.

O comandante da Polícia Militar de Urubici, sargento Vagner Goulart, enfatiza a importância da colaboração entre os órgãos envolvidos no projeto. “Estou muito satisfeito com o engajamento de todos os envolvidos no Protótipo Alpha. A cooperação entre o setor público e a iniciativa privada será fundamental para dar suporte ao projeto, garantindo que ele seja sustentável e eficaz a longo prazo. Conseguimos delimitar alguns projetos que serão colocados em prática na cidade e, sem dúvida, isso fará uma grande diferença para a população de Urubici”, afirma.

Por Comunicação Protótipo Alpha || Fotos Lizzi Borges/Claudio Santos

Leia também

Deixe um comentário

quatro × quatro =