Comarca de Urubici, após provimento de cargos e empenho de equipe, reduz acervo em 25%

Por Luiz Del Moura

A comarca de Urubici, na Serra catarinense, completou 55 anos de instalação no último dia 6 de janeiro com motivos para comemorar. O engajamento geral dos servidores em busca da melhor performance em favor dos jurisdicionados, garante a juíza Nicolle Feller, diretora da unidade, trouxe bons resultados. No último ano, houve uma redução de 25,93% no número de processos do acervo.

“O provimento de parte dos cargos em aberto na unidade efetivado pelo Tribunal de Justiça, incluindo a nomeação de assistente social forense, e o empenho da equipe de servidores e estagiários, também no tocante à digitalização dos feitos, contribuíram para a tramitação dos processos, impactando positivamente na organização dos trabalhos e na prestação jurisdicional”, destaca a magistrada.

O Fórum Desembargador Nelson Konrad está localizado no centro da cidade, que se destaca pelas belezas naturais, as baixas temperaturas no período do inverno e os inúmeros atrativos turísticos. Na unidade, além dos moradores do município-sede, são atendidas as demandas dos jurisdicionados de Rio Rufino. A arquitetura do prédio simula o estilo enxaimel, muito usado pelos imigrantes alemães em Santa Catarina.

É o local onde trabalha uma equipe formada por dez servidores efetivos, dois comissionados, um residente jurídico, cinco estagiários e sete funcionários terceirizados, sob coordenação da juíza Nicolle. Atualmente, o acervo da Vara Única compreende 3.710 processos. Destes, 3.163 em andamento e 547 suspensos.

Durante a pandemia, a unidade destinou mais de R$ 27 mil aos municípios de Urubici e Rio Rufino para compra de luvas, máscaras, aventais e outros materiais que auxiliaram no combate ao coronavírus. Ao longo dos anos, os recursos oriundos das transações penais foram liberados a diversos projetos sociais relevantes para a comunidade, como mais de R$ 9 mil para projeto da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em junho de 2022.

Taina Borges – NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste

Leia também

Deixe um comentário

12 + sete =