A Secretária da Saúde e Deputada Federal Carmen Zanotto, se reuniu com representantes das cidades de Lages, Indaial, Florianópolis e Concórdia. A pauta discutida foi políticas públicas para a assistência às pessoas com fibromialgia. Jussara da Silva Steffen, Suzana Rebelim Abreu, Sandra Freitas Da Silva de Lages e o vereador Bruno Hartmann, participaram da reunião com a Coordenadora das Clínicas Integradas da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), Carine Cardoso e outras entidades e associações.
Carine apresentou para a secretária o projeto do Ambulatório de Atenção à Saúde da Pessoa com Fibromialgia (Amasf). Ele funciona na universidade e o serviço é oferecido para a comunidade de forma gratuita. “É de extrema importância melhorar o atendimento para as pessoas com fibromialgia. Vamos buscar a viabilidade de outras universidades também terem esse atendimento para essa parcela da população” afirma Carmen Zanotto.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, essa doença atinge pelo menos 2,5% da população mundial. Mulheres com idade entre 30 e 60 anos são as mais afetadas, mas há também registros de casos em homens e jovens com menos de 30 anos.