Festa do Pinhão é vitrine para a economia familiar dos pequenos Produtores da Serra

Por Luiz Del Moura

Banco da Família criou Programa Produtores da Serra, que impulsiona as vendas de queijos, salames, bolachas, cervejas, licores artesanais, geleias e muito mais

Produtores da Serra Catarinense, participantes do Programa Produtores da Serra, iniciativa do Banco da Família, estão expondo seus produtos na tradicional Festa do Pinhão em Lages, que ocorre até domingo, dia 2 de junho. A iniciativa, criada em 2019, tem como missão impulsionar a venda de produtos locais, promovendo a economia circular na região, apoiando famílias produtoras no crescimento dos seus negócios, fomentando a renda e o emprego, fortalecendo o turismo regional.

Desde sua criação, o Programa Produtores da Serra já movimentou 1,8 milhão de reais, fortalecendo a economia e beneficiando 23 produtores cadastrados. Entre os produtos oferecidos estão queijos serranos, salames, bolachas artesanais, trufas, mel, melado, cervejas, licores, barras de chocolate, geleias e muito mais. Todos os participantes do programa são produtores da Serra, formalizados e autorizados pela Vigilância Sanitária, garantindo assim a excelência na qualidade dos produtos.

“Participar da Festa do Pinhão fortalece a marca Produtores da Serra, fomenta vendas, aumenta o faturamento das famílias produtoras, mostra ao turista o valor gastronômico da Serra Catarinense e fortalece o orgulho de pertencer do povo Lageano”, afirma Geórgia Schmidt, Diretora do Banco da Família. Este ano, os produtos estão expostos em dois locais estratégicos: no Recanto do Pinhão, na Praça João Costa, e no ShoPinhão, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, onde se concentram os shows e eventos principais.

Para destacar a importância do programa, todos os artistas que se apresentam na Festa Nacional do Pinhão receberão uma caixa especial com produtos dos Produtores da Serra.

O Programa Produtores da Serra não só tem impactado positivamente a economia local, como também proporciona pontos de venda em 11 estabelecimentos, incluindo supermercados e empórios, e participações em diversos eventos regionais. “O Banco da Família subsidia todos os custos, garantindo que o montante da venda fique integralmente com os produtores”, destaca Marcelo Souza, Supervisor de Responsabilidade Social do Banco da Família.

Além de fomentar as vendas, o programa promove a valorização e o desenvolvimento de negócios locais, incentivando o consumo local. “Com o suporte adequado, organizados em grupo, os produtores se fortalecem. Isto desenvolve, transforma a realidade da região e proporciona melhores condições de vida para todos”, completa Marcelo.

Leia também

Deixe um comentário

dezoito − 7 =