Santa Catarina sedia etapa Sul da Oficina de Monitoramento de Educação Ambiental

Por Luiz Del Moura

Entre os dias 26 e 28 de novembro, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí, será o palco da etapa Sul da Oficina de Formação e Elaboração Participativa de Indicadores. O evento, que integra o projeto MonitoraEA – Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Projetos de Educação Ambiental, tem como objetivo promover a construção coletiva de indicadores regionais para embasar ações de governança climática.

A oficina contará com a participação de representantes das Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental (CIEAs) dos três estados da região Sul: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A programação será uma oportunidade única para fortalecer as capacidades locais de adaptação e transformação frente aos desafios climáticos.

O secretário de Estado do Meio Ambiente de Santa Catarina, Guilherme Dallacosta, destacou a importância do evento, reforçando o papel fundamental da educação ambiental na construção de soluções climáticas eficazes. “A governança climática precisa ser uma ação conjunta e participativa. A construção desses indicadores é peça essencial para que possamos monitorar e avaliar as políticas públicas de forma eficiente, garantindo que as nossas ações sejam cada vez mais estratégicas e transformadoras. E investir em educação ambiental, certamente é o passo primordial “, afirmou Dallacosta durante a cerimônia de abertura.

José Matarezi, professor e pesquisador da Univali, explicou que a oficina tem como principal objetivo fornecer as ferramentas necessárias para a construção de indicadores de monitoramento e avaliação de riscos climáticos. “Tomaremos a educação ambiental como um componente central, pois ela é fundamental para o incremento das capacidades adaptativas e transformadoras nos territórios. Além disso, a oficina tem como meta a formação continuada dos representantes das CIEAs, fortalecendo a rede de profissionais comprometidos com as políticas ambientais em suas regiões”, afirmou Matarezi.

O evento de Itajaí marcará o encerramento do ciclo de oficinas realizadas em todo o Brasil. Antes da etapa sul, encontros semelhantes aconteceram nas cidades de Belo Horizonte (Sudeste), Campo Grande (Centro-Oeste), Aracaju (Nordeste) e Belém (Norte). Com a realização em Santa Catarina, o projeto MonitoraEA busca consolidar um sistema robusto de monitoramento das políticas públicas voltadas para a educação ambiental e a sustentabilidade, preparando o Brasil para os desafios climáticos que se apresentam no futuro.

A Oficina de Formação e Elaboração Participativa de Indicadores é uma importante etapa para o fortalecimento da governança climática no país, contribuindo para a construção de uma agenda ambiental mais integrada e eficaz, com a participação ativa de diferentes esferas da sociedade.

MonitoraEA

O projeto MonitoraEA conta com uma rede de pesquisadores de universidades de todas as regiões do Brasil e tem como objetivo integrar o monitoramento e avaliação das políticas públicas de educação ambiental para enfrentar as mudanças climáticas. A Univali participa ativamente dessa iniciativa por meio do Laboratório de Educação Ambiental (Lea), coordenado pelo professor José Matarezi.

De acordo com Matarezi, o ciclo de oficinas realizado em todo o Brasil faz parte do projeto “Capacidade Adaptativa em Perspectiva Policêntrica: monitoramento, avaliação e impactos sinérgicos de políticas públicas de educação ambiental para o enfrentamento das mudanças climáticas em múltiplas escalas”. O projeto visa promover o fortalecimento da governança climática, permitindo que diferentes regiões do país desenvolvam e implementem soluções adaptativas para as mudanças climáticas.

Leia também

Deixe um comentário

um × cinco =