O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, iniciará nesta quarta-feira, 18, um projeto voltado para meninas da rede pública de ensino, com o objetivo de incentivar carreiras nas áreas das ciências exatas, engenharias e computação.
A aula inaugural ocorrerá às 14h, no Auditório Verde, no prédio da Engenharia Ambiental e Sanitária e terá a palestra “Empoderando Mulheres Para o Agronegócio: a Consciência do Gênero”, ministrada pela professora Vera Marques, do Centro de Educação a Distância (Cead). A palestra é gratuita e será aberta ao público.
O projeto “Desenvolvimento de Tecnologias Aplicadas ao Agronegócio” é coordenado pela professora Daiana Petry Rufato e beneficiará 30 estudantes selecionadas. O programa ocorrerá de 2025 a 2027, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O objetivo é proporcionar às estudantes a oportunidade de vivenciar atividades práticas específicas. Elas aprenderão a desenvolver tecnologias e participarão de atividades reais de aplicação tecnológica em empresas do agronegócio. Todas receberão bolsa de iniciação à pesquisa científica.
Também forma selecionados seis professores das áreas de exatas, que receberão bolsa para participarem de oficinas de capacitação prática, acompanhar as atividades das alunas e atuarem como multiplicadores dos resultados do projeto nas escolas.
“O propósito é despertar nas alunas o entendimento de que elas podem seguir carreiras brilhantes em qualquer área. Só se toma gosto por aquilo que se conhece. Então, o papel do projeto é apresentar o mundo das exatas para essas meninas, de forma que possam perceber esse mundo como uma perspectiva de carreira profissional para elas”, comenta Daiana.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages