Villa Francioni abre oficialmente sua vindima neste sábado

Por Luiz Del Moura

O evento que faz a abertura oficial da vindima da Villa Francioni, localizada em São Joaquim, na Serra Catarinense, já está com os lugares esgotados. Trata-se da visitação e degustação harmonizada, ao som de violino e violão ao pôr do sol, que será realizada neste sábado (5) às 18h. Mas esse é só o primeiro de muitos eventos que ocorrerão na vinícola durante todo o mês de março. Para garantir lugar nas próximas atrações, o interessado deve fazer a reserva pelo WhatsApp (49) 99983-1018 ou pelo e-mail eventos@villafrancioni.com.br.

Além das degustações, piquenique e visitação, os visitantes podem contemplar na Galeria de Arte da VF, gratuitamente, a primeira exposição de gravuras em Santa Catarina do artista italiano Inos Corradin, que tem 92 anos de vida e 70 de pintura. A Villa, que comemorou 20 anos de fundação em setembro passado, é a única vinícola catarinense que tem uma galeria de arte permanente. Aberta todos os dias, mantém todas as medidas e procedimentos de prevenção e segurança contra a disseminação da Covid-19. Durante a vindima, não será diferente.

 NOVA SAFRA DO LICOROSO TINTO

Outra novidade dentro da vindima da Villa Francioni será o lançamento da safra 2012 do Licoroso tinto. Por ser um vinho bem especial, somente é produzido em safras excepcionais e de excelente qualidade. Para a sua produção, as uvas precisam ser colhidas muito maduras, para depois passar pela desidratação e fermentação. Por conta disto, o Licoroso acaba tendo um teor alcóolico e o açúcar residual bem altos. Este vinho envelhece em torno de 8 anos em barris de carvalho para estar pronto. Vinho de coloração rubi intenso, rico em aromas de frutas passas e especiarias, em boca é denso, com equilíbrio entre o álcool, doçura e acidez que harmonizam perfeitamente com a  pêra ao vinho, massas folhadas doces e também com aperitivos.

“Os eventos de março”, resume a presidente do Conselho da Villa Francioni, Daniela Freitas, “são uma forma de celebrarmos, com nossos amigos e clientes, um ano inteiro de trabalho. A colheita é a prova mais delicada de todo esse esforço, remetido dentro de uma garrafa”. Além dos cuidados com a Covid-19, Daniela aconselha os visitantes a levar protetor solar, óculos escuros, calçados de caminhada e um agasalho para se proteger do frio.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

No dia 12, das 10h30 às 18h, a VF irá fazer uma degustação “Ao Queijo” na varanda, com  Tiago Pascoal, que é especialista em queijos artesanais brasileiros com mais de 5 anos de experiência em curadoria, eventos, vendas e suporte a pequenos produtores artesanais. Para esta data, foi selecionada uma variedade de queijos brasileiros que estarão disponíveis para harmonização. O visitante poderá comprar a sua tábua de frios e as doses de vinhos nas máquinas disponíveis e degustá-los na varanda da vinícola. 

No dia 19, às 15h, está programada a visita com o enólogo e degustação dos VF tintos. Primeiro um passeio por toda a vinícola, guiado pelo enólogo que explicará os processos dos vinhos e para finalizar, os visitantes serão encaminhados para a sala VIP para a degustação. No mesmo dia, só que às 17h30, haverá a visitação e harmonização ao Pôr do sol (tábua de frios), ao som de violino e violão.  Já no dia 27, último domingo de março, será realizada a visitação e almoço harmonizado ao som de violino e violão, às 12h30.  Paralelo a todas essas atrações também estarão disponíveis o piquenique – precisa de agendamento – e a tábua de frios na varanda.

Leia também

Deixe um comentário

5 × três =