Pacto pela Aceleração Territorial expande atuação para toda a Serra Catarinense

Por Claudio Santos
O Pacto pela Aceleração Territorial, uma iniciativa transformadora já consolidada em Lages, avança agora para a Serra Catarinense, englobando toda a região em suas ações. O movimento, que nasceu com o propósito de acelerar o desenvolvimento social e econômico, ganha nova força ao abraçar municípios vizinhos e criar uma rede colaborativa de oportunidades, inovação e impacto social integrado.

 Desde sua criação, o Pacto vem reunindo lideranças públicas, privadas, acadêmicas e da sociedade civil, para a construção de projetos que gerem resultados concretos e de curto prazo, mas que também promovam um caminho sólido à visão de futuro estabelecida para 2040. A expansão para a Serra Catarinense representa um marco na integração regional, um dos principais macrodesafios identificados, fortalecendo o diálogo entre municípios e potencializando as características únicas da região para o desenvolvimento conjunto.

Com base em quatro grandes missões, que agora extrapolam os limites de Lages — Serra Educadora, Serra Responsiva, Serra Sustentável e Serra Agrobiotech, o Pacto agora consolida o planejamento inicial efetivando uma abordagem regionalizada, adaptando suas metas e desafios para refletir a diversidade e as potencialidades de cada município da Serra. Os sete macrodesafios do plano permanecem como eixos estruturantes, orientando os próximos passos da iniciativa, com ênfase na Integração Territorial.

Para o prefeito Pedro Luiz Ostetto, presidente da Associação de Municípios da Serra Catarinense (Amures), a expansão do Pacto representa uma oportunidade única para a região. “Esse trabalho é essencial para a Serra Catarinense. É fundamental que todos os prefeitos compreendam a importância dessa iniciativa, acreditem no potencial que ela tem para transformar nossa região e participem ativamente do processo. Só assim alcançaremos resultados concretos e sustentáveis para todos os nossos municípios,” destacou.

O prefeito de Rio Rufino, Ademar de Bona Sartor, ressaltou a importância de acelerar o desenvolvimento dos municípios mais avançados como forma de impulsionar toda a região. “Para que os menores consigam se desenvolver e crescer de forma organizada, é indispensável que os municípios maiores avancem com rapidez. O crescimento deles será a base para fortalecer os menores” afirmou.

A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, reforçou a necessidade de uma abordagem integrada para o sucesso do Pacto. “O nosso desenvolvimento depende dos 18 municípios. Não é o desenvolvimento de Lages, é o desenvolvimento de toda a Serra Catarinense. Só juntos podemos construir um futuro de oportunidades para a nossa região e superar todas as nossas dificuldades, que não são poucas, mas que acredito que, unidos, vamos conseguir superar.” afirmou.

Nos próximos passos, o Pacto se dedicará ao fortalecimento do engajamento regional, promovendo diálogos estratégicos, conectando lideranças locais e estimulando a criação de redes de colaboração entre os municípios da Serra Catarinense, transformando a região em um lugar ativo, positivo e inteligente, excepcional para se viver.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Pacto pela Aceleração Territorial – Fotos: Onéris Adilsom Lopes, Assessor de Comunicação da AMURES

Leia também

Deixe um comentário

dois × 5 =