Agora aberta das 5h às 21h30min, espaço recebeu cerca de 80 corredores logo na manhã desta terça-feira
A pista de atletismo do Estádio Vidal Ramos Júnior estreou nesta terça-feira (15 de abril) seu novo horário de funcionamento, agora das 5h às 21h30min, de segunda a sexta-feira. A mudança já mostrou resultado e cerca de 80 pessoas madrugaram para aproveitar o novo turno e iniciar o dia com caminhada e corrida em um ambiente seguro e estruturado.
Antes mesmo do relógio marcar 5h, o grupo já estava reunido. Os participantes encontraram-se no gramado do estádio, onde fizeram um momento de alongamento coletivo antes de iniciarem suas atividades na pista, dando início à nova rotina com energia e disposição.
A abertura mais cedo atende a um antigo pedido da população e, segundo o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Tyrone Machado, a decisão reforça o compromisso com o bem-estar da comunidade. “Essa demanda surgiu após escutarmos a comunidade e foi uma solicitação direta da prefeita Carmen Zanotto. Muita gente pedia um espaço seguro, com iluminação e estrutura para se exercitar cedo, principalmente as mulheres. Atender esse pedido é valorizar a saúde, o bem-estar e a segurança das pessoas”, afirma.
Para muitos corredores e caminhantes, o novo horário representa mais que comodidade, é também uma conquista. A psicóloga Júlia Rodrigues, que integra um dos grupos de corrida que utiliza a pista, celebrou a abertura matinal. “É uma conquista do nosso grupo de corredores. Solicitamos ao poder público e fomos ouvidos. Isso dá mais visibilidade para quem gosta de correr, mas principalmente impacta na segurança. É mais difícil de se lesionar, de se machucar, e não tem os carros na rua. Acredito que foi um incentivo do nosso grupo que buscou que a pista estivesse aberta neste horário”, destacou.
Conhecido por sediar importantes competições esportivas, o Estádio Vidal Ramos Júnior se fortalece agora como espaço de saúde, convivência e prática esportiva acessível a todos, desde os primeiros raios de sol até o fim da noite.
Texto e fotos: Rafael Araldi