Evento reuniu imprensa, autoridades e lideranças locais em um encontro com foco em resultados, diálogo e novos projetos para a cidade
A prefeita Carmen Zanotto conduziu a apresentação dos principais avanços e desafios enfrentados neste início de mandato. O relatório completo destacou entregas concretas em áreas estratégicas como saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento econômico e finanças. “Mais do que números, estamos falando de compromisso com a população. São 100 dias de trabalho intenso de cada um dos nossos servidores e servidoras, ouvindo as pessoas, reorganizando a casa e colocando projetos em prática. Este é só o começo”, defende a prefeita.
Relembre a realidade de Lages
Em 2024 montou-se uma equipe técnica, com alguns dos principais nomes da atualidade nos quesitos de infraestrutura, saúde, educação, agricultura, serviços públicos de rotina, finanças, defesa do consumidor e assistência social, entre os demais, valorizando currículos baseados em capacidade de tecnicismo, estratégias exitosas e vontade de ver uma Lages melhor. Um corpo administrativo cuja aposta em eficácia e eficiência adotada perpassa pelo reconhecimento de autoridades civis, das Forças Armadas e da iniciativa privada.
Uma surpresa no último dia do ano de 2024, 31 de dezembro, castigou Lages no fim da tarde desta data de Réveillon. Um temporal torrencial de granizo com vendaval atingiu a cidade e o interior, causando prejuízos em centenas de residências e estabelecimentos comerciais, e gerando pavor em mais de mil pessoas, justamente quando as famílias se concentravam nas últimas horas antes da Virada de Ano.
Em uma corrida contra o tempo, Carmen determinou ao seu colegiado direcionar energia e trabalho intenso a atender as famílias com a distribuição de lonas como medida imediata, e logo decretou-se Situação de Emergência, formalidade que garantiu à população a ajuda por parte do Governo do Estado de Santa Catarina, destinando cargas de telhas para atenuar os transtornos causados pela chuva naquele episódio. Foram dias e dias de atendimentos para o resgate da normalidade e tranquilidade de moradores em diversos bairros, loteamentos e localidades rurais.
Passado este cenário, uma verdadeira maratona de limpeza, reorganização e recomposição de vias iniciou em Lages. Nas localidades rurais, a prefeitura atribuiu trafegabilidade satisfatória na malha viária em boas condições para veículos de passeio, utilitários, pesados e extra pesados, em favor de moradores e estudantes; dos negócios de agricultores, pecuaristas, piscicultores e granjeiros, e do desenvolvimento econômico com o escoamento da produção de leite e derivados, hortaliças, ovos e de pescados, um conjunto de serviços pertinentes à manutenção das estradas rurais de terra.
Governar para elencar e acelerar Lages em melhores patamares econômicos, atualmente um dos principais municípios em economia do Estado e 14º maior Produto Interno Bruto de Santa Catarina (PIB). Tornar Lages um dos maiores celeiros tecnológicos do Estado, potencializá-la como um excelente lugar para fazer negócios; atrair novos empreendimentos em segmentos exponenciais; gerar mais postos de trabalho e renda às famílias, sobretudo aos jovens em início de jornada; diminuir os índices de violência contra a mulher; elevar Lages no ranking da qualidade em educação e saúde; incentivar a formação profissional; qualificar e facilitar a vida burocrática dos empreendedores; dar voz e vez à cultura, artes, tradição, e deixar Lages mais feliz.
De modo organizado, serão realçados, a seguir, as iniciativas de maior exaltação nos meses de janeiro, fevereiro e março, em cada secretaria, autarquia, fundação e demais órgãos atrelados ao Município:
Secretaria de Obras e Infraestrutura
– Lages possui cerca de 800 quilômetros de ruas não pavimentadas;
– Realizado mais de 200 quilômetros de revestimento primário em 21 bairros (patrolamento, cascalhamento e bica corrida/brita);
– Operação tapa-buraco: já foram utilizadas mais de 1000 toneladas de massa asfáltica usinada;
– Todos os acessos à cidade: Acesso Norte e Sul, Papa João XXIII, João Pedro de Arruda, Mateus Junqueira e Bruno Luersen foram revitalizados;
– Ruas da região central revitalizada – Avenidas principais: Dom Pedro II, 1º de Maio, Castelo Branco e Belisário Ramos; Bairros (Ruas principais em execução);
– 4000 toneladas de massa asfáltica no recapeamento na avenida Luiz de Camões e reperfilagem em trechos da rua Bruno Luersen;
– Dos 65 contratos herdados de obras de pavimentação de ruas em andamento, já foram finalizadas 40;
– Previsão de término das Obras do FINISA em Julho;
– Previsão de término das Etapas 01 e 02 do Complexo Ponte Grande em Dezembro (PAVIMENTAÇÃO);
– Contratação da etapa 03 Ponte Grande até Julho;
– Licitação de novas obras de pavimentação: Avenida Malkhe; Entorno Madepar e acesso a Mill Indústrias (Valor estimado: R$12 Milhões);
– Ampliar o contrato do CISAMA (R$2 Milhões) para 18 Mil de Toneladas de Massa Asfáltica;
– Reprogramação dos recursos da Belisário: R$26,7 Milhões;
Secretaria de Serviços Públicos
– Realizada a limpeza, roçada e capina em 245 quilômetros em avenidas e 93 quilômetros em acessos;
– Serviço também realizado nas EMEBS e CEIMS – 118 (feito já três vezes) + 45 atualmente, como: Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps’s), Casas de Acolhimento, Escolas Municipais de Educação Fundamental (Emefs) e secretarias municipais;
– Limpeza dos três cemitérios urbanos e sete do interior;
– Limpeza no Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul) e Salto do Caveiras – em toda sua extensão – 7,2 quilômetros (feito já duas vezes este ano);
– Atendimentos diversos via protocolo: 374 solicitações de roçada;
– Ações junto à comunidade em bairros e praças;
– Equipe de Serralheria – Restauração de 12 Academias da Melhor Idade (AMI) e restauração de 18 parques – solda, pintura e revitalização;
– Equipe de Pintura – 9 praças revitalizadas, 14 avenidas e ruas, 11 pontos de ônibus recuperados e 32 lavados e pintados;
– Recolhimento de galhos de árvores e entulhos;
– Atendimento de pedidos de recolhimento e pedidos de desobstrução de galerias e pedidos casas queimadas (via Assistência Social);
– Jardinagem (Horto das Flores);
– Sobre Iluminação Pública, já foram realizados 2.825 atendimentos; 2.516 Manutenções e 309 Modernizações;
– Execução de modernização de mais de mil pontos – pela Deode Engenharia pelo Programa de Eficiência Energética – Parceria entre Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) com o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama);
– Fiscalização – com mais de 700 denúncias;
Foram 73 pedidos e uso espaço público;
961 análise de viabilidade Regin;
257 atendimentos Fly Protocolo;
652 pedidos de alvará;
596 notificações;
26 autos de infração;
– Trabalho no combate a maus-tratos de animais com 562 ocorrências;
– 22 atendimentos Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)
– 63 atendimentos às Organizações Não-Governamentais (ONGs)
– 159 Atendimentos Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC)
– 65 Boletins de Ocorrência (BOs)/Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC)
– Animais assistidos:
19 equinos
1.253 animais domésticos – cães e gatos
107 notificações
34 autos de infração
– Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul) – 1ª Passarinhada no Parnamul, ação de integração colaboradores GTS e Serviço Social da Indústria (Sesi), Viva o Parnamul, aprovação dos projetos apoio Polícia Militar Ambiental, Guarda Mirim no Parque e monitoramento da fauna floresta Adentro
– Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera – Total de passagens vendidas em 100 dias: 25.915 e total de pessoas que passaram pela Rodoviária: 63.350
– Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo –
– Estatísticas Aeroporto Federal em 100 dias – Movimentos: 468, dos quais, pousos: 234 e decolagens: 234. Média mensal de movimentos: 156
– Passageiros – embarque: 286 e desembarque: 337
– Investimentos – 10 roçadeiras, quatro motopodas, quatro motosserras, um veículo caminhonete e mais R$850 mil em licitação.
Secretaria da Saúde
– A Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria da Saúde, implantou no mês de março o Programa Agenda + Consulta. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Policlínica Municipal Eneo Pacheco de Andrade receberam mais de 70 novos médicos para realização de consultas à população em horários diferenciados. O objetivo é ampliar o acesso às consultas médicas, garantindo maior efetividade e qualidade na área da saúde do município. Os agendamentos das consultas seguem conforme fluxo já estabelecido, realizados via Unidade Básica de Saúde (UBS).
– Sancionada Lei sobre o direito de acesso, na rede pública municipal de saúde, a exames e medicamentos prescritos por médicos da rede particular.
– Edital de chamada pública para contratação de vacinadores
– Reabertura da Central de Imunização no Centro
– Entrega de três novas ambulâncias
– Apresentação do projeto de ampliação e reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Santa Mônica, São Pedro e Tributo
– Apresentação de cinco trabalhos na 7ª Mostra Catarinense Brasil, aqui tem SUS (Sistema Único de Saúde)
– Apresentação de projeto inicial de separação da recepção adulta e pediátrica da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas Doutora Maria Gorete dos Santos
– Intensificação de veiculação do Carro da Vacina
– Operação de higienização e manutenção nos setores da Saúde
– Retomada atividade de Grupo de Gestante
– Atenção especial aos moradores das localidades rurais
– Educação permanente aos servidores
– Reforço ao monitoramento e ações de prevenção à dengue. Lages possui 600 armadilhas espalhadas pelo perímetro urbano da cidade. Outras 150 estão instaladas em pontos estratégicos, ou seja, locais mais propícios à proliferação do mosquito, como, borracharias, ferros-velhos, terrenos baldios e cemitérios
– Serviços gratuitos em ações comunitárias da cidade
– Mais de 307 procedimentos em Mutirão de Oftalmologia
– Redução de gastos de R$ 140 mil ao mês – Exames de HIV, Hepatite A, Hepatite B e Sífilis, antes feitos em laboratórios particulares, passam a ser realizados pela Secretaria Municipal da Saúde, resultando nesta economia
– Busca de captação de recursos financeiros públicos parados junto ao Governo Federal
– Força-tarefa de monitoramento em obras
– Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Prefeitura arrecada investimentos para a saúde – Unidade Odontomóvel, kit Equipamentos, kit Tele-Saúde e construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Habitação – Centro de Atenção Psicossocial (Caps I) – Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps III Ad)
– Retomada dos grupos de hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo e saúde emocional
– Atualização do sistema de Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) – 907 reclamações feitas na Ouvidoria SUS estavam sem resposta. Durante o mês de março e abril, todas foram respondidas e encaminhadas para providências cabíveis.
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca
– PATROLAMENTO, CASCALHAMENTO E OUTROS SERVIÇOS EXECUTADOS COM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DA SECRETARIA DA AGRICULTURA
– Quilômetros já executados e recuperados: 141,1
Número de pontes construídas: 4
Número de bueiros: 14
Número de obstáculos a gado e cavalos – “mata-burros” produzidos: 3
– Valores investidos na infraestrutura com as três empresas terceirizadas no primeiro trimestre – Total: R$ 739.342,94
– Quilometragem já executada e recuperada pela terceirizada: 103,30 – Custo médio por Km: R$ 7.157,24
– Exemplos de trabalhos – Alargamento de via em Pedras Brancas e execução de pontes de madeira em Tributos, Cadeados e Morrinhos
– Infraestrutura rural e estradas – Valores investidos na manutenção da infraestrutura da Secretaria (janeiro, fevereiro, março e início de abril de 2025): R$ 211.014,86
Custo médio: R$ 1.495,49/quilômetro, sem considerar combustível óleo diesel, manutenção e folha de pagamento (encargos sociais)
– Extensão rural – Visitas técnicas às propriedades – A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca realiza orientações sobre técnicas de cultivo, manejo de solos, irrigação, fertilização, controle de pragas e doenças de plantas. São realizadas visitas nas propriedades e atendimentos na própria Secretaria ou pelo WhatsApp – Média de atendimentos mensais: 25
– Serviço de inspeção municipal – Entre janeiro e março de 2025, foram realizadas as seguintes ações: 6 visitas orientativas/fiscalizatórias em estabelecimentos de produtos de origem animal e vegetal, registrados e/ou relacionados ao Serviço de Inspeção Municipal de Lages (SIM), 04 atendimentos relacionados ao Serviço de Inspeção Municipal de Lages (SIM), 02 coletas de leite para análise de Contagem de Células Somáticas, Contagem Bacteriana Total, Gordura, Proteína, Lactose, Sólidos Totais, Extrato Seco Desengordurado, Ureia e Caseína em propriedades registradas no SIM, 08 autorizações de rotulagem de produtos de origem animal e vegetal inseridos no SIM (Sabor Serrano) e 9.150 rótulos encaminhados para impressão ao Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama)/Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures).
– Regularização de cascalheiras – Os documentos solicitados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) foram protocolados ainda em 2024. No entanto, em março de 2025, o IMA acrescentou a exigência de uma autorização do proprietário da terra, permitindo que a Prefeitura realize a extração do material mineral. Também solicitou que algum órgão municipal emita pareceres sobre o afastamento das faixas de domínio.
Das 35 cascalheiras existentes em Lages, apenas a documentação de oito foi encaminhada para o processo de regularização. A única cascalheira regularizada é a localizada à margem da rodovia BR-282, no distrito Índios, e as demais ainda estão em análise técnica pelo IMA.
– Parceria de trabalho com a Defesa Civil – Os agentes da Defesa Civil emitem laudos de vistoria de supressão de espécies ameaçadoras da segurança, vida e patrimônio. A Secretaria da Agricultura contribui na emissão conclusiva dos pareceres. Total de pareceres emitidos em fevereiro e março: 39
– Comunidades Rurais Organizadas (CROs) gestão 2025 – Foram chamados cinco operadores de máquinas pesadas, classificados pelo Processo Seletivo nº: 001/2024. Iniciaram as atividades na segunda quinzena do mês de março de 2025. Após contratação houve o começo do trabalho, a partir das silagens nas propriedades.
Silagem realizada em lavouras de: Lambedor, Entrada do Campo, Boqueirão, Tributos, Cadeados, Três Árvores e Rancho de Tábuas.
– PLANO DE OPERACIONALIZAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DAS CROS’s – No dia 25 de março foi lançado Processo Seletivo Emergencial Simplificado para contratação de dez operadores de máquinas pesadas. Certame em tramitação.
Os presidentes de Cros estão orientados à realização de formalização jurídica das localidades, afim de ser firmado Termo de Colaboração futura (em andamento). Foi encaminhada a alteração do decreto do Programa Porteira Adentro para normatizar as cobranças das atividades agrícolas.
– Projeto Cultivar – distribuição de mudas de hortaliças, temperos verdes e chás medicinais gratuitamente à comunidade – às quintas-feiras, no período vespertino, das 14h às 17h, diretamente na sede administrativa da Secretaria da Agricultura
– Estatística Projeto Cultivar – Número de pessoas atendidas no primeiro trimestre de 2025: 381 – Quantidade de mudas distribuídas: 29.479
– Horto Municipal Bairro Guarujá – Distribuição gratuita de mudas no Horto
– Estatística Horto Municipal – Número de pessoas atendidas: 769 pessoas – Quantidade de mudas distribuídas: 48.788
– Totalização – Entregue à população lageana, pelo Horto Municipal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca, um total de 101.152 mudas de hortaliças para 1.352 pessoas (Projeto Cultivar, distribuição no Horto e ações em eventos)
– Porteira Adentro – O reestabelecimento do Programa Porteira Adentro e sua operacionalização (emissão de boletos e solicitações) ocorreram de 23 a 30 de janeiro
– Porteira Adentro – Solicitações em fevereiro e março: 71
– Pedidos atendidos/serviços executados no mesmo período: 14. Exemplos: Cadeados e Gramados
– Programa/Projeto Peixe na Mesa – Horto Municipal Bairro Guarujá – Desativado. Apresentou diversas falhas, impossibilitada a sua viabilidade, sob os aspectos técnico, econômico e ambiental
– Bloco de Produtor Rural – Documento fiscal primordial para o produtor rural pessoa física, e serve para registrar as operações de venda de seus produtos. Expedido pelo produtor no ato da venda de sua produção. Importância para o município:
Arrecadação de impostos
Comprovação da atividade
Desenvolvimento econômico
Melhoria dos serviços públicos
Acesso a benefícios
– Principais atividades realizadas no setor Bloco de Produtor Rural nos meses janeiro/fevereiro e parte de março – Cadastro de produtor: 21; alteração ou reativação cadastral: 30 alterações realizadas; baixa cadastral: 10, e atendimento no balcão: 550
– Notas digitadas: 88; notas anuladas: 258; relatório de movimento: 32; certidão de tempo de cadastro: 3, e habilitação na nota fiscal eletrônica: 137 produtores habilitados entre janeiro e fevereiro.
Lages conta com 3.075 produtores rurais, dos quais 1.539 já habilitados na nota fiscal eletrônica, uma taxa de 50%. O departamento auxilia os produtores na emissão da nota eletrônica e também fornece material de apoio
– Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR) – Documento expedido pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), ligado ao Ministério do Desenvolvimento e Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Serve para comprovar a regularidade de um imóvel. Indispensável para diversas transações. Entre janeiro e março de 2025 foram realizados 180 atualizações, além das emissões de segunda via de CCIR na Unidade Municipal de Cadastro (UMC).
– Cadastro Ambiental Rural (CAR) – Registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais públicas e privadas, compondo base de dados ao planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do solo. Gerenciado pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC). No ano de 2024 foram realizados 38 cadastros ambientais. Em 2025, três até início de abril.
– Imposto Territorial Rural (ITR) – Tributo de competência da União Federal, previsto no artigo nº: 153, VI, da Constituição Federal e instituído pela Lei Federal nº: 9393/96. Pago pelo proprietário de imóvel rural à Receita Federal, sua alíquota é baseada no tamanho da propriedade e no uso do solo. Por intermédio de convênio entre o Município e a Receita Federal, 100% do valor retorna ao município. São realizadas, em média, 875 declarações anualmente na UMC, do dia 1º a 30 de setembro.
– Declaração de Área Não APP – Área de Preservação Permanente – Documento essencial de comprovação de que o poste de energia elétrica não se encontra em Área de Preservação Permanente. A solicitação deve ser sempre acompanhada por declaração de responsável técnico. Sem a declaração oferecida pela Secretaria, não é possível o contribuinte solicitar a ligação ou religação de energia no interior. No primeiro triênio de 2025 foram realizados 20 pedidos de declaração de Área Não APP.
– Apoio e organização dos produtores rurais nos mercados institucionais – Em 2024 foram movimentados 344.356 unidades (quantidade) e R$ 2.652.393,54 nos programas institucionais – Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) Lages, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)/Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)/Compra com Doação Simultânea (CDS), PAA Conab Federal, PAA Batalhão, Pnae Estadual e Pnae Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc). Para 2025, o produtor rural já possui os seguintes contratos em tramitação (Pnae Lages, PAA Batalhão, PAA Conab e Pnae Estadual): 327.860 unidades (quantidade) e R$ 3.175.511,24.
Secretaria da Educação
– Sistema Público Municipal de Ensino – Neste ano, a Secretaria da Educação (SMEL), nesta nova gestão, tem, como programa de governo educacional, o lema: “Lages Educadora: Fortalecendo a Educação Pública e resgatando as nossas raízes”, com o objetivo de retomar as propostas e ações pedagógicas exitosas, que tinham como princípio a valorização dos profissionais da educação e do processo educacional das crianças e estudantes, sua constituição enquanto cidadãos ativos e conscientes.
– O Sistema Municipal é constituído por Centros Municipais de Educação Infantil (Ceims), Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), atendendo os estudantes da modalidade da educação do campo, que totalizam 118 unidades de ensino.
– Ceims: 75
– Emebs: 32
– Emefs: 11
– Emeb Itinerante Maria Alice Wolff Souza: 1 unidade de ensino com quatro núcleos (estabelecidos nas áreas rurais)
– As unidades de ensino atendem crianças em turmas de berçário, maternal e pré-escolar, e estudantes do ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, e também do ensino médio na Escola Municipal Itinerante, que atua em núcleos nas áreas rurais do município de Lages, totalizando mais de 900 turmas. Ao todo, o Sistema de Educação atende mais de 15 mil crianças e estudantes nos seguintes níveis e etapas: Educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental (anos inicias e anos finais) e ensino médio (1ª, 2ª e 3ª séries).
– No ano letivo de 2025, mais de 1.900 profissionais da educação atuam nas unidades de ensino municipais – professores efetivos e contratados, professores de apoio à inclusão, diretores, auxiliares de direção e também professores da assistência pedagógica e coordenadores pedagógicos. Além disto, mais de 500 auxiliares de sala atuam nas turmas da Educação Infantil.
– Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – Em relação às turmas do ensino fundamental – Anos iniciais, o Ideb projetado era de 6,1, sendo
atingido em 2023, o índice de 5,5.
– Já nas turmas do ensino fundamental – Anos Finais, o Ideb projetado era de 5,1, sendo atingido em 2023, o índice de 4,9.
– PROGRAMAS EDUCACIONAIS DE GOVERNO
– PROGRAMA PRIMEIRA INFÂNCIA
MUNICIPAL (PPIM)
– PROGRAMA EDUCAÇÃO MUNICIPAL CONECTADA (PEMC)
– PROGRAMA NOSSA ESCOLA, NOSSO
IDEB (PNE IDEB)
– PROGRAMA EDUCAÇÃO MUNICIPAL COM
CONTRATURNO – ESCOLA EM MOVIMENTO
(PEMUC)
– PROGRAMA PRIMEIRA INFÂNCIA
MUNICIPAL (PPIM)
– PROGRAMA “PRATINHO FIRMEZA”
– REFORMA E LIMPEZA – Limpeza externa da sede da Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos
– REFORMA/REPAROS – Na sede da Secretaria da Educação
– REFORMA E LIMPEZA EM TODAS AS UNIDADES DE ENSINO MUNICIPAIS – Corte de grama, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, manutenção/reformas e reparos em unidades de ensino e troca de mobiliário de salas de aula.
– NOVAS OBRAS:
– CEIM PRIMEIROS PASSOS – Av. Corina Caon – Jardim Cepar. Em licitação.
– CEIM GIRASSOL – Rua Esporte Clube Corinthians – Bairro Santa Mônica – Em licitação.
– Novas obras em análise – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE): Ceim PANORÂMICO (CRISTO REI) – Rua Gonçalves Antunes – Bairro Jardim Panorâmico.
– Ceim SUZETE CONCEIÇÃO SOARES CÓRDOVA – Rua Archilau Batista do
Amaral – Bairro Universitário – OBRA DEFERIDA
– Ceim SÃO PAULO – CONSTRUÇÃO DE MURO R$213.958,05 (RECURSOS
PRÓPRIOS) – EM EXECUÇÃO
– Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) NOSSA SENHORA DOS PRAZERES – REFORMA DO GINÁSIO R$ 254.000,00 (EMENDA R$150.000,00 + CONTRAPARTIDA DO MUNICÍPIO) – EM EXECUÇÃO
– Emeb SAUL DE ATHAYDE – COBERTURA DA QUADRA R$189.000,00 (EMENDA R$ 150.000,00 + CONTRAPARTIDA DO MUNICÍPIO) – EM EXECUÇÃO
– Emeb PROFESSOR ANTONIO JOAQUIM HENRIQUES – COBERTURA DA QUADRA DE ESPORTES INTERNA R$ 206.000 (EMENDA R$ 200.000,00 + CONTRAPARTIDA DO MUNICÍPIO) – EM EXECUÇÃO
– Caic IRMÃ DULCE – REVITALIZAÇÃO/COBERTURA DO PÁTIO R$ 186.899,00
(EMENDA R$ 150.000,00 + CONTRAPARTIDA DO MUNICÍPIO) – EM EXECUÇÃO
– Emeb e Ceim Bom Jesus – Quadra coberta R$ 164.900,00 – assinatura da ordem de serviço no dia 14 de abril de 2025
– Emeb Professor Osni de Medeiros Régis – Construção da fossa – Elaboração de contrato para posterior assinatura de ordem de serviço
– LISTA DE ESPERA INFANTIL – JANEIRO DE 2025: 725 CRIANÇAS / ABRIL DE 2025: 620 CRIANÇAS – CRIAÇÃO DE 105 NOVAS VAGAS
– Alimentação escolar – Melhoria da qualidade da alimentação escolar e no preparo das refeições;
– Suprimentos escolares;
– Transporte escolar;
– Jornada Pedagógica – unidades de ensino;
– Jornada Pedagógica – formação de auxiliares/estagiárias;
– Abertura do ano letivo 2025 – LANÇAMENTO DOS PROGRAMAS EDUCACIONAIS DE GOVERNO;
– CHAMADAS DOS PROFESSORES CONTRATADOS 2025 – PROCESSO SELETIVO Nº: 003/2023;
– FORMAÇÃO CONTINUADA E PERMANENTE;
– REGULAMENTAÇÃO DA FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO;
– PROGRAMA MUTIRÃO DE LIMPEZA: ESCOLA DE TODOS;
– SEMINÁRIO REGIONAL LEEI – CRE/LAGES – LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO;
– LANÇAMENTO DO EDITAL – PROFESSORES AO PROGRAMA EDUCAÇÃO MUNICIPAL COM CONTRATURNO – ESCOLA EM MOVIMENTO (PEMUC);
– RETORNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJA) – ADESÃO AO PROGRAMA NACIONAL PACTO PELA SUPERAÇÃO DO ANALFABETISMO E QUALIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, A SMEL TEM, COMO PRIORIDADE, A DIVULGAÇÃO, A MOBILIZAÇÃO E A ABERTURA DE TURMAS PARA SUPRIR A DEMANDA DO PÚBLICO DESTA MODALIDADE DE ENSINO;
– ADESÃO AO MATERIAL APRENDE BRASIL (POSITIVO);
– KIT MATERIAIS ESCOLARES – 15 MIL KITS;
– ENTREGA DE ABAFADORES AOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA;
– REESTRUTURAÇÃO DOS POLOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE);
– CONVÊNIO COM O SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA (SESI) E SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI) – IMPLANTAÇÃO DE 15 LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA E CULTURA MAKER;
– ENTREGA DE CINCO LABORATÓRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NAS UNIDADES DE ENSINO DE TEMPO INTEGRAL – ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA (EMEBS) SÃO VICENTE, ÍNDIOS, DOM DANIEL HOSTIN, ANJO DA GUARDA E PREFEITO WALDO COSTA;
– ENTREGA DE LABORATÓRIOS DE ALFABETIZAÇÃO – 1º E 2º ANOS – ENSINO FUNDAMENTAL – PREVISÃO DE ENTREGA EM MAIO DE 2025;
– PROGRAMA DE INCENTIVO AO PROFESSOR EFETIVO CLASSE 1 E 2, NÍVEL DE REFERÊNCIA I E CONTRATADO;
– PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO SALARIAL DAS ESTAGIÁRIAS/AUXILIARES DE SALA E UNIFORMES;
– UNIFORME PARA COZINHEIRAS;
– PROJETOS, ESTUDOS E PESQUISAS – PORTFÓLIO DE PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS, PARCERIAS E DOAÇÕES POR INTERMÉDIO DE EMENDAS PARLAMENTARES E OFÍCIOS, MAPEAMENTO DE CONCURSOS E PRÊMIOS, AÇÕES EDUCATIVAS/PROJETOS/PROGRAMAS PARA AS UNIDADES DE ENSINO MUNICIPAIS E PARCERIAS: RECEITA FEDERAL DO BRASIL (R.F.B.) – ESTIMATIVA DE DOAÇÃO DE R$ 2 MILHÕES;
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec)
– Melhorias consideráveis nos ambientes de cozinha, banheiros e sala de plantão;
– Entrega de telhas de fibrocimento às famílias atingidas pelo temporal com granizo e ventos no início do ano; mais de 4.500 metros de lonas e 19.000 telhas distribuídas à população afetada;
– Visita técnica de engenheiro civil e assistente social a famílias moradoras de residências em situação precária
– Corte de árvores com oferecimento de risco a moradias;
– Corte de árvores que dificultavam voo do helicóptero do Comando Águia 04, da Polícia Militar (PM);
– Limpeza de córregos em áreas de alagamentos;
– Apoio à Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) para levar água a abastecimento de moradores e comerciantes da localidade Salto Caveiras;
– Projeto Defesa Civil nas Escolas;
Sob a liderança da prefeita Carmen Zanotto, gestão pública estabiliza condições estruturais iniciais no município e alcança resultados exitosos de atendimento à cidade nos seus primeiros 100 dias de governo
Em seus 258 anos de história, pela primeira vez, desde sua fundação, em 1766, o município de Lages experimenta a experiência, portanto, inédita, os sucessos e os desafios de ter uma mulher eleita no poder, à frente das principais decisões que norteiam o presente e o futuro da cidade mais populosa da Serra Catarinense, carregando em seus ombros a prazerosa, transparente e séria responsabilidade de trabalhar em favor de uma população de 171.609 habitantes.
Os ponteiros do relógio andam incessável e rapidamente e, como em um piscar de olhos, chegaram os primeiros 100 dias de governo da atual administração municipal ao início do mês de abril de 2025. Carmen conheceu o quadro estrutural da municipalidade já no período de transição, no ano passado, e formou a maioria do seu time de colegiado em 2024, levando em consideração critérios amplamente técnicos, qualidade de currículo, experiência comprovada e know-how gabaritado.
Para compartilhar as ações, conquistas, obstáculos superados e a serem transpostos no decorrer deste primeiro mandato por quatro anos lado a lado com a comunidade trabalhadora e empresarial, e o planejamento de providências e inovações com vista ao horizonte de Lages, a prefeita Carmen Zanotto apresentou um balanço dos 100 primeiros dias de atuação no Poder Executivo, em uma solenidade realizada no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini na tarde desta segunda-feira (14 de abril), para a qual veículos de imprensa foram convidados a participarem com a finalidade de colocar-lhes ao par das informações atualizadas. “Encontramos uma Lages bem diferente desta que todos estamos tendo a chance de presenciar agora. Aos poucos, vamos melhorar a vida das pessoas, termos um lugar mais organizado para viver. Contamos com a cooperação de todos que amam esta cidade. Nossa missão é trabalhar, trabalhar incansavelmente. Para construir uma obra, você precisa de arquitetos, engenheiros e recursos. Já para a construção das competências do ser humano é preciso seres humanos comprometidos”, conclui a prefeita.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Nilton Wolff