Professores da Educação Infantil participam de capacitação sobre primeiros socorros

Por Luiz Del Moura

Iniciativa leva conhecimento aos educadores com a finalidade de estarem aptos a agir de forma rápida em situações de emergência dentro do ambiente escolar como um primeiro atendimento

A capacitação em primeiros socorros, oferecida aos professores da Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Lages, compreende uma parceria entre a Prefeitura, por intermédio das Secretarias da Saúde e da Educação, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A qualificação segue as diretrizes da Lei Lucas (Lei Federal nº: 13.722/2018), que ordena a capacitação, em primeiros socorros, de professores e funcionários de escolas públicas e privadas, de ensino infantil e básico.

Ao todo, aproximadamente 900 profissionais devem passar pela capacitação nesta primeira etapa, que acontece entre os dias 6 e 15 de maio, à qual estão incluídos professores do berçário, maternal, pré-escolar I e II e pré-escolar misto.

A primeira turma de educadores iniciou o curso em noções básicas de primeiros socorros, ministrado pela equipe do Samu, nesta terça-feira (6 de maio), no auditório da Secretaria Municipal da Educação, situada na avenida Papa João XXIII, nº: 1.115, bairro Petrópolis.

Os participantes aprenderam sobre técnicas de atendimento primário em casos de engasgo, desmaio, parada cardiorrespiratória e fraturas, entre outras ocorrências que exijam resposta rápida até a chegada do suporte especializado. Após os instrutores demonstrarem, em bonecos, as técnicas a serem utilizadas em determinadas situações, os integrantes foram convidados a testar os ensinamentos do curso e realizar as manobras nos bonecos.

Ou seja, a formação foi dividida em dois momentos. No primeiro, a educadora do Samu do Planalto Serrano, Nicoli Fischer, conduziu uma palestra relacionada ao Projeto Educa Samu, que leva até as escolas, para as crianças, o ensinamento básico sobre quando chamar o 192.

Já no segundo momento, o coordenador do (Samu), Waldemir Ricardo da Silva, e a técnica de enfermagem, Bruna Souza, pontuaram a importância da Lei Lucas (Lei Federal nº: 13.722/2018). Demonstrações práticas de procedimentos essenciais de primeiros socorros, salientando a preparação dos servidores para eventuais incidentes no ambiente escolar e assistencial, estão entre os assuntos do treinamento.

As atividades ofereceram orientações sobre como agir em situações de emergência, garantindo a segurança e o bem-estar das crianças. “O conhecimento passado aos profissionais da educação serve para qualquer ambiente, seja no profissional, familiar, até mesmo em situações adversas. Nosso compromisso é qualificar os profissionais e através deles garantir um ambiente escolar seguro”, ressalta Waldemir.

Texto: Silvana Mateus

Fotos: Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

5 × um =