Bom Jardim da Serra recebeu nesta segunda-feira (12/05/2025), um grupo de professores que participam da etapa presencial do projeto regional “Turismo nas Escolas”, uma iniciativa promovida pela AMURES (Associação dos Municípios da Serra Catarinense) em parceria com o SENAC. A ação integra o programa “Conhecendo a Serra Catarinense: Uma Jornada Educativa”, que busca aproximar a temática do turismo das salas de aula da região.
A visita técnica foi conduzida por Benito Sbruzzi, diretor de Turismo e guia credenciado, que apresentou aos participantes um panorama da história de Bom Jardim da Serra, os principais pontos turísticos, e destacou o papel estratégico do turismo no desenvolvimento local.
O ponto de encontro com o grupo, foi na praça central da Igreja matriz e em seguida, o grupo seguiu até a Cascata da Barrinha, um dos cartões-postais da cidade, onde puderam contemplar a exuberância natural de Bom Jardim da Serra e conhecer a nova estrutura de acesso implantada recentemente pela prefeitura.
Em seguida, o grupo foi acolhido pela equipe do Hotel fazenda Rota dos Cânions. onde a colaboradora Tuana Pereira Padilha recebeu o grupo com muito zelo e atenção. A conversa com o grupo foi o sobre o funcionamento do empreendimento, apresentando desde as acomodações e recepção até o charmoso Galpão Crioulo, espaço que valoriza a cultura serrana.
Devido à forte neblina, o roteiro foi adaptado e seguiu para uma aula de história e gestão com o empresário Ivan Cascaes, proprietário do Rio do Rastro Eco Resort. Ele compartilhou experiências sobre empreendedorismo e sustentabilidade no turismo de alto padrão.
O encerramento do roteiro em Bom Jardim da Serra incluiu uma visita ao Mirante da Serra do Rio do Rastro, à Associação de Artesãos, e um almoço no restaurante Mensageiro da Montanha. Em seguida, o grupo seguiu viagem para São Joaquim, onde teriam uma agenda na a vinícola Leone di Venezia, encerrando a programação do dia com uma experiência ecoturística.
Essa saída técnica é uma das etapas práticas do projeto “Conhecendo a Serra Catarinense: Uma Jornada Educativa”, do qual os professores já participaram de formações teóricas anteriores. A proposta visa incluir o turismo como ferramenta pedagógica nas escolas da região, por meio de cartilhas educativas elaboradas por gestores de educação, profissionais do turismo e professores, respeitando as faixas etárias e o currículo escolar.
Segundo Benito Sbruzzi, “é fundamental que os educadores vivenciem na prática aquilo que irão trabalhar com seus alunos. O turismo é uma linguagem transversal, que pode inspirar novas gerações a valorizar, preservar e desenvolver sua própria região”
Durante a visita, Benito Sbruzzi compartilhou com os professores que, desde 2021, o município de Bom Jardim da Serra conta com uma iniciativa pioneira: a inclusão da disciplina “Noções de Turismo” na grade curricular da rede municipal de ensino, fruto de um trabalho conjunto da Secretaria de Educação. A disciplina tem como foco o estudo da regionalidade, da cultura local e dos principais pontos turísticos da cidade e da região, aproximando os alunos da identidade serrana e despertando o interesse pelo turismo desde cedo. Essa experiência inovadora de Bom Jardim da Serra serviu de inspiração para a criação do projeto “Conhecendo a Serra Catarinense: Uma Jornada Educativa”, que hoje se expande para toda a região com apoio da AMURES e do SENAC.
Fonte: Assessoria Comunicação Bom Jardim da Serra