Até o fim deste mês de maio, mais 450 profissionais da área da Educação deverão ser contemplados, entre professores de educação física e auxiliares de sala de aula
Nos encontros houve abordagens relacionadas a protocolos e técnicas de primeiros socorros, garantindo mais segurança no ambiente escolar e preparando os profissionais para situações de emergência. O treinamento segue as diretrizes da Lei Lucas (Lei Federal nº: 13.722/2018), que estabelece a obrigatoriedade de capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas, de educação infantil e básica, e de estabelecimentos de recreação infantil.
Como intuito, preparar a comunidade escolar para agir em situações de emergência, como engasgos, quedas, fraturas, convulsões e paradas cardiorrespiratórias. “Certamente, os professores da rede municipal estão qualificados e terão mais segurança ao prestar o primeiro atendimento aos alunos até a chegada do serviço de emergência”, ressalta o coordenador e instrutor do Samu, Waldemir Ricardo da Silva.
Acostumados a várias situações inusitadas, os profissionais da Educação Infantil pontuaram a relevância de passar pela qualificação. “É muito importante passar por esta capacitação, pois a qualquer momento podemos ser surpreendidas por uma situação desta no nosso cotidiano escolar, e saber o que fazer faz toda diferença”, comenta a professora do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Mutirão, situado no bairro Habitação, Josiane dos Santos.
A formação foi proferida com parceria do Samu e Secretaria da Educação, pelas formadoras da Educação Infantil do município, Isabel Nercolini Ceron e Regina Scopel Maia.
Nos próximos dias, as capacitações serão estendidas aos professores de educação física e auxiliares de sala de aula. Na segunda-feira (19 de maio), aproximadamente 50 professores devem passar pelo treinamento na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Já no dia 29 de maio (quinta-feira) será a vez dos auxiliares de sala de aula, com encontro marcado no Centro Educacional Vidal Ramos Júnior. Estimativa de 400 auxiliares como participantes.
Texto e fotos: Silvana Mateus