“Prefeitura Mais Perto de Você” movimentará a região do Tributo

Por Luiz Del Moura

A ação ocorrerá nesta quarta-feira, das 9h às 12h, com objetivo de aproximar a comunidade dos serviços da administração municipal

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e demais parceiros, promoverá nesta quarta-feira (08), o evento “Prefeitura Mais Perto de Você”. A iniciativa ocorrerá das 9h às 12h na rua Antonio Ribeiro de Lima, bairro Tributo, próximo ao Supermercado Ribeiro. Nesse horário a via estará fechada para passagem de veículos.

O programa conta com a parceria das seguintes secretarias municipais: Desenvolvimento Econômico e Turismo; Agricultura e Pesca; Saúde; Diretran; Assistência Social; Comunicação Social; Defesa Civil; Educação; Serviços Públicos e Meio Ambiente (Projeto Lixo Orgânico Zero) e Semasa (Diretoria de Resíduos Sólidos).

A Rádio Clube fará a transmissão ao vivo do programa Clube Comunidade no local. O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) oportunizará orientações sobre o preenchimento de cadastros e vagas de estágio e aprendizagem. A Rádio Massa FM promoverá sorteios de brindes. O Órion Parque Tecnológico fará o cadastramento gratuito de empresas na plataforma Somos Lages. O Banco da Família prestará orientações financeiras e divulgação do programa Juro Zero.

Durante a ação será disponibilizado corte de cabelo feminino e escova, de forma gratuita, em parceria com a profissional Betzaida Del Valle Zerpa, proprietária da Esmaltaria Nacional Lages. Ao público masculino serão ofertados serviços de barbeiro, em parceria com o profissional Oscar José Zerpa. Ainda na área da beleza, a diretora da Mary Kay, Naiara Antunes disponibilizará o serviço de consultoria de imagem pessoal, limpeza de pele e automaquiagem básica. A ação conta ainda com apoio da empresa ATPlus e da Associação de Moradores do Bairro Tributo.

Nova Carteira de Identidade e oportunidades de emprego

Por parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo serão ofertados serviços do Balcão Cidadão, com destaque para a confecção da nova Carteira de Identidade Nacional. Senhas serão entregues, por ordem de chegada.

A comunidade terá acesso ao cadastramento de currículos e encaminhamentos para vagas de trabalho, através do setor Banco do Emprego. Quem busca por capacitação, poderá se inscrever nos cursos gratuitos de qualificação profissional, disponíveis no setor Qualifica Melhor Lages. As pessoas terão acesso à Sala do Empreendedor, com orientações sobre a abertura e formalização como Microempreendedor Individual (MEI).

Atendimentos de saúde e Castramóvel

A secretaria da Saúde estará presente na ação com o Castramóvel. Na oportunidade serão castrados cães e gatos machos até 10kg, sem raça definida. Os responsáveis pelos animais, que tenham interesse na castração dos mesmos, devem comparecer nesta terça-feira (07), das 14h às 17h na Unidade Básica de Saúde do Tributo para realizar o cadastro. Poderão inscrever os animais para castração, moradores do bairro Tributo e adjacências.

Além disso, a secretaria da Saúde disponibilizará durante a ação, aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Na Unidade Básica de Saúde do Tributo, próximo ao local da ação, haverá serviços como a vacinação para crianças e adultos.

Orientações do Cadastro Único

A secretaria da Assistência Social promoverá a ação ProCad, que consiste na inclusão e atualização do Cadastro Único, além da consulta de benefícios do Bolsa Família, encaminhamentos para programas sociais, orientações e serviços do CRAS III e atividades recreativas.

Lixo Eletrônico e Orientações Educativas no Trânsito

A Semasa, por meio da Diretoria de Resíduos Sólidos, promoverá o “Mutirão de Lixo Eletrônico”. A comunidade poderá levar até o local da ação, materiais inservíveis como pilhas, baterias, celulares, televisores, computadores e eletrodomésticos. Também haverá, ponto de recolhimento de óleo de cozinha usado e vidros. A Diretran fará a distribuição de material informativo sobre o trânsito e atividades da escolinha de trânsito.

Distribuição de mudas de árvores e hortaliças

O projeto “Lixo Orgânico Zero”, da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, desenvolverá ações como orientações do Método Lages de Compostagem e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além da entrega de material informativo e poda triturada. As pessoas que levarem materiais recicláveis até o local da ação, receberão em troca, hortaliças e brindes. A secretaria da Agricultura e Pesca promoverá a tradicional distribuição de hortaliças, do projeto “Cultivar”.

Atendimentos da Defesa Civil

A Defesa Civil Municipal fará a distribuição de material didático, atendimentos para avaliação de árvores e muros em situação de risco, avaliação de córregos para limpeza e atividades sobre educação ambiental.

Texto: Flávio Fernandes

Leia também

Deixe um comentário

12 − 6 =