O assunto foi pauta da reunião dos dirigentes em Urubici sob a coordenação do presidente Valdir Della Giustina, e contou com a presença do prefeito Leandro Corrêa
Na tarde desta terça-feira, 5, a Serra Bela Eco Pousada, em Urubici, foi palco da primeira reunião presencial da nova diretoria do Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra), após a eleição de seus membros em 24 de junho. O encontro reuniu diretores para apresentação individual, alinhamento dos trabalhos e debates sobre ações e os próximos passos da entidade.
Durante a reunião, o presidente Valdir Della Giustina, destacou a participação da entidade em eventos e iniciativas importantes, como o Pacto de Aceleração Territorial da Serra, reuniões com a Amures e a presença no Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho & Exprotel), realizado em julho, em Florianópolis. “Estamos trabalhando para ampliar a visibilidade da Serra e consolidar seu espaço como destino turístico competitivo em nível estadual e nacional”, afirmou.
Um dos principais pontos debatidos foi a necessidade de a Serra Catarinense assumir o protagonismo em grandes projetos regionais. A proposta é colocar a região no centro das decisões estratégicas, com ampla divulgação de seu potencial econômico, turístico e cultural. Nesse sentido, foi unânime o entendimento de que é preciso fortalecer os laços entre os 18 municípios da Amures, por meio de ações integradas e planejadas.
O anfitrião do encontro, prefeito Leandro Corrêa, reforçou a importância de uma atuação mais autônoma e estratégica. “A região precisa entender a dinâmica do turismo atual. É fundamental valorizar os investimentos nos receptivos e atuar com mais autonomia na aplicação dos recursos”, disse. Segundo ele, houve avanço, mas ainda é preciso de uma estrutura robusta para competir com os modelos de desenvolvimento das regiões serranas gaúchas. Para ele, a chave está na valorização dos produtos locais e na comercialização de roteiros integrados, respeitando a vocação de cada município. “Para tanto, precisamos definir os produtos e vender os roteiros, atuando em conjunto com a população nativa”, completou.
O cicloturismo foi outro tema que recebeu atenção especial. A modalidade é considerada uma das grandes apostas para a diversificação da oferta turística na Serra. A proposta avançou com discussões sobre roteirização, infraestrutura adequada, segurança, sinalização e apoio logístico. Também foi destacada a importância de pousadas e hotéis estarem preparados para atender esse público, oferecendo espaços para bicicletas, ferramentas, lavanderia e outros serviços específicos.
Sobre o Conserra
O Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra) é uma entidade vinculada à Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), que reúne os 18 municípios da região. Seu objetivo é promover e desenvolver o turismo de forma integrada, representando os interesses locais e buscando o fortalecimento do setor como motor de desenvolvimento regional.
Fotos: Paulo Chagas / Assessoria de Imprensa